Quem alcança a posição de gestor deve estar ciente de que possui um desafio enorme pela frente: manter sua equipe sempre motivada. Isso porque, para que um negócio seja bem-sucedido, seus funcionários precisam manter sempre um bom desempenho – e essa performance tem relação direta com o posicionamento do líder do grupo.
Para manter os colaboradores inspirados, gestores devem saber conduzir muito bem o grupo. Mas como liderar de maneira assertiva? Conheça quais atitudes líderes devem ter com suas equipes:
ELOGIAR FREQUENTEMENTE – E EM PÚBLICO
Não basta compreender a importância dos funcionários dentro da equipe, é preciso saber valorizá-los. Colaboradores querem que seus líderes reconheçam seu trabalho e determinação – o reconhecimento, inclusive, pode ser sua maior fonte de inspiração e motivação. Por isso, gestores não podem hesitar na hora de elogiar um membro de seu time e devem fazer isso, quando possível, publicamente.
SABER COMUNICAR
Comunicação efetiva e motivação andam de mãos dadas: funcionários devem ter certeza sobre suas funções e objetivos para terem um bom desempenho. Se suas tarefas não são claras, como poderão conclui-las? Para garantir que a equipe continue evoluindo, um gestor deve ser transparente e saber explicar o que deseja – caso contrário, pode estar guiando seus liderados para o caminho contrário. É dever do líder ajudar os colaboradores a se concentrarem e a conquistarem suas metas.
DAR FEEDBACK
O gestor precisa conhecer e dialogar com seu time. Como um funcionário sabe que está tendo uma boa performance se não está recebendo um retorno a respeito? Como dito anteriormente, os colaboradores precisam ser guiados. Por esse motivo, os lideres devem praticar o feedback dentro das equipes: precisam mostrar para seus liderados o que eles fizeram certo – e os elogiá-los por isso –, mas também o que fizeram de errado – e ensiná-los a fazer corretamente.
E TAMBÉM RECEBER
Não são só os funcionários que devem receber retornos. O líder também deve estar aberto para ter esse tipo de conversa com os colaboradores e pedir para que deem feedbacks quando acharem necessário – afinal, o time também tem direito de se posicionar e opinar. Um diálogo, para ser efetivo, precisa ser colaborativo.
PROMOVER A MOTIVAÇÃO
Um líder deve estar sempre atento à atuação de seus liderados. Além das iniciativas listadas acima, caso perceba que um dos colaboradores está desmotivado, precisa tentar reverter o quadro. Manter o diálogo aberto ajuda a promover a motivação, então por que não procurar entender o motivo do funcionário? Conversas e reuniões podem ajudar a estreitar o relacionamento, ou seja, é importante que o gestor sempre esteja próximo da sua equipe: inspirar o time para que alcancem sua posição é um dos seus principais papeis.