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O feedback nas empresas é um tema complexo e que pode gerar dúvidas a muitos líderes. Qual é a abordagem correta? Com que frequência deve ser dado? Gestor também recebe? Para ajudar a responder perguntas como essas e mostrar como dar um feedback construtivo, preparamos um guia completo. Acompanhe:
O feedback nas empresas é um tema complexo e que pode gerar dúvidas a muitos líderes. Qual é a abordagem correta? Com que frequência deve ser dado? Gestor também recebe? Para ajudar a responder perguntas como essas e mostrar como dar um feedback construtivo, preparamos um guia completo. Acompanhe:
1. Por quê?
O feedback pode ser uma poderosa ferramenta de desenvolvimento profissional. Para a consultora Rosana Chaves, é uma competência essencial por conta do potencial idealizador. 'Os ganhos estão relacionados a redução de conflitos, desenvolvimento da comunicação, mudanças comportamentais e direcionamento de foco em resultados', explica.
De acordo com o coach Ramon Calvo, o feedback é um sinal de maturidade corporativa. 'Serve como fortalecimento das relações interpessoais e melhora o desempenho de sua equipe, além de aumentar a lealdade dos colaboradores'.
2. Quando?
De acordo com os especialistas, não há uma regra que defina com que frequência o feedback deve ser dado. 'A periodicidade deve ser criada a partir da identificação do propósito de evolução ou sempre que se perceber a necessidade', defende Rosana. Calvo concorda e acrescenta: 'quanto mais, melhor'.
3. Para quem?
É comum que muitas pessoas pensem que apenas o colaborador deva receber o feedback, no entanto, é importante saber que ele precisa ser uma via de mão dupla. 'Um gestor deve querer receber as críticas construtivas na mesma proporção em que dá a seu time', explica Calvo. 'Se você não está recebendo bem, aproveite para avaliar se está entregando com qualidade e interesse', destaca Rosana.
4. Como?
A abordagem é um fator crucial para o sucesso ou não do feedback. Veja a seguir os passos recomendados pelos dois especialistas:
- Defina o propósito
'O que você quer realmente alcançar? Qual é a finalidade deste feedback?', questiona Rosana. Calvo acrescenta que é importante ter a clareza do propósito com base em fatos concretos: 'não se apoie em coisas que as pessoas disseram, mas sim em indicadores reais'.
- Estabeleça uma comunicação positiva
Rosana sugere que é fundamental refletir sobre o estilo do receptor, para identificar como esta pessoa se comunica ou se torna mais motivada para ouvir o feedback. 'Fale de forma positiva, colaborativa e simples', diz.
Para Calvo, a pessoa deve ser chamada individualmente e ser recebida com empatia, naturalidade e ausência de julgamento. 'Enumere alguns feitos e características positivas do receptor e o elogie pelo que ele tem feito de bom'.
- Faça perguntas e escute
Os especialistas entendem que é um bom momento para realizar perguntas e ouvir o que a pessoa tem a dizer sobre o fator apresentado. 'É necessário escutar com dedicação! Esteja pronto para mudar de opinião', recomenda Rosana. 'Trabalhar perguntas nesta hora ajuda', acrescenta Calvo.
- Finalize com propostas e planos
Para Calvo, se o feedback tiver o propósito de ressaltar um comportamento positivo, um elogio verdadeiro faz com que o receptor busque repeti-lo e melhorar ainda mais seu desempenho. 'Termine com um plano de ação focado em novos resultados, postura ou comportamento'.
Rosana reforça: 'finalize com conclusões e, se possível, com propostas de desafio. Quais foram os ganhos? Valeu a pena? Por quê? O que podemos acertar de compromissos a respeito?'
5. Feedback para a Geração Y
Diversos estudos apontam que o feedback constante é uma das reivindicações dos colaboradores que integram a Geração Y ou do Milênio. Portanto, Rosana recomenda uma maior frequência. “A geração Y tem a necessidade do reconhecimento e isto é muito positivo. Garanta um feedback com frequência, reconhecendo, desafiando e incentivando este profissional”.
'Eles gostam de receber feedback de pessoas que lhes são referências. Sempre será importante ter clareza e uma dose de informalidade em alguns casos', conclui Calvo.
O feedback pode ser uma poderosa ferramenta de desenvolvimento profissional. Para a consultora Rosana Chaves, é uma competência essencial por conta do potencial idealizador. 'Os ganhos estão relacionados a redução de conflitos, desenvolvimento da comunicação, mudanças comportamentais e direcionamento de foco em resultados', explica.
De acordo com o coach Ramon Calvo, o feedback é um sinal de maturidade corporativa. 'Serve como fortalecimento das relações interpessoais e melhora o desempenho de sua equipe, além de aumentar a lealdade dos colaboradores'.
2. Quando?
De acordo com os especialistas, não há uma regra que defina com que frequência o feedback deve ser dado. 'A periodicidade deve ser criada a partir da identificação do propósito de evolução ou sempre que se perceber a necessidade', defende Rosana. Calvo concorda e acrescenta: 'quanto mais, melhor'.
3. Para quem?
É comum que muitas pessoas pensem que apenas o colaborador deva receber o feedback, no entanto, é importante saber que ele precisa ser uma via de mão dupla. 'Um gestor deve querer receber as críticas construtivas na mesma proporção em que dá a seu time', explica Calvo. 'Se você não está recebendo bem, aproveite para avaliar se está entregando com qualidade e interesse', destaca Rosana.
4. Como?
A abordagem é um fator crucial para o sucesso ou não do feedback. Veja a seguir os passos recomendados pelos dois especialistas:
- Defina o propósito
'O que você quer realmente alcançar? Qual é a finalidade deste feedback?', questiona Rosana. Calvo acrescenta que é importante ter a clareza do propósito com base em fatos concretos: 'não se apoie em coisas que as pessoas disseram, mas sim em indicadores reais'.
- Estabeleça uma comunicação positiva
Rosana sugere que é fundamental refletir sobre o estilo do receptor, para identificar como esta pessoa se comunica ou se torna mais motivada para ouvir o feedback. 'Fale de forma positiva, colaborativa e simples', diz.
Para Calvo, a pessoa deve ser chamada individualmente e ser recebida com empatia, naturalidade e ausência de julgamento. 'Enumere alguns feitos e características positivas do receptor e o elogie pelo que ele tem feito de bom'.
- Faça perguntas e escute
Os especialistas entendem que é um bom momento para realizar perguntas e ouvir o que a pessoa tem a dizer sobre o fator apresentado. 'É necessário escutar com dedicação! Esteja pronto para mudar de opinião', recomenda Rosana. 'Trabalhar perguntas nesta hora ajuda', acrescenta Calvo.
- Finalize com propostas e planos
Para Calvo, se o feedback tiver o propósito de ressaltar um comportamento positivo, um elogio verdadeiro faz com que o receptor busque repeti-lo e melhorar ainda mais seu desempenho. 'Termine com um plano de ação focado em novos resultados, postura ou comportamento'.
Rosana reforça: 'finalize com conclusões e, se possível, com propostas de desafio. Quais foram os ganhos? Valeu a pena? Por quê? O que podemos acertar de compromissos a respeito?'
5. Feedback para a Geração Y
Diversos estudos apontam que o feedback constante é uma das reivindicações dos colaboradores que integram a Geração Y ou do Milênio. Portanto, Rosana recomenda uma maior frequência. “A geração Y tem a necessidade do reconhecimento e isto é muito positivo. Garanta um feedback com frequência, reconhecendo, desafiando e incentivando este profissional”.
'Eles gostam de receber feedback de pessoas que lhes são referências. Sempre será importante ter clareza e uma dose de informalidade em alguns casos', conclui Calvo.
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