O Blockchain se popularizou após a tecnologia ter sido inicialmente desenvolvida para suportar o famoso Bitcoin. Como parte desse sistema, sua funcionalidade básica consiste em fornecer uma base de registros (ou dados distribuídos) de diferentes transações realizadas com a criptomoeda.
No entanto, todo dia surge uma nova ideia de uso dessa ferramenta — desde o registro de propriedade até o combate à falsificação. Neste artigo, vamos apresentar suas principais aplicações. Boa leitura!
Como o Blockchain vem ganhando espaço?
O blockchain é um método para gravar dados. Trata-se de uma espécie de arquivo de Excel compartilhado: há uma cópia na rede e no computador de cada um que participar na criação ou modificação desse arquivo. A cópia não pode ser acessada por ninguém sem permissão. Também não é possível excluir nenhuma informação, apenas adicionar um novo registro.
Isso permite que a comunidade se encarregue de proteger seu dados, alertando sobre uma possível incompatibilidade derivada de cada atualização.
Essa tecnologia introduz uma nova fórmula na gestão da empresa. Desde o início, o modelo propõe a eliminação de todo intermediário capaz de atrapalhar o crescimento da organização. Por outro lado, oferece ferramentas para uma distribuição justa de dividendos.
Explicado assim, pode parecer que se trata de uma proposta futurista. Mas a verdade é que já existem muitos projetos que trabalham sobre essa base.
Um estudo recentemente efetuado pela PwC (uma grande prestadora de serviço de consultoria e auditoria) apontou que 13 empresas que utilizaram essa tecnologia de forma consistente conseguiram atrair mais de US$ 365 milhões em apenas um ano.
Quais são as principais formas de aplicação do Blockchain nas empresas?
Existem inúmeras possibilidades de utilização eficiente desse recurso — motivo pelo qual o assunto tem despertado tanto interesse do mundo corporativo.
Algumas aplicações merecem destaque. Confira a seguir!
1. Validação de transação
As principais características do Blockchain são: velocidade, segurança e privacidade. São qualidades bastante valorizadas pelo usuário que realiza uma transação, concorda? Portanto, muitas empresas (em especial bancos e instituições financeiras) adotaram essa tecnologia para desenvolver uma plataforma própria. O objetivo é aumentar a eficácia e reduzir o custo do pagamento internacional e interbancário.
2. Smart contract
A plataforma pode incluir a possibilidade de criar um smart contract (contrato inteligente, em tradução livre).
Trata-se de um programa que coleta os termos de um contrato entre as partes. A peculiaridade é que ele é autoexecutável, isto é, pode ser acionado sempre que for atendida uma condição previamente especificada.
3. Registro de documento
Blockchain é um excelente registro, sendo acessível de qualquer lugar do mundo por um grupo de usuários. Sua estrutura permite gravar praticamente qualquer tipo de dado.
O registro de documentos é um uso interessante de Blockchain nas empresas, uma vez que possibilita o armazenamento e a verificação da autenticidade de todo tipo de documento: diploma universitário, registro civil, apólice de seguro e contrato comercial, por exemplo.
Agora que você está por dentro das aplicações de Blockchain nas empresas, saiba como acessar soluções digitais voltadas às especificidades do seu negócio!