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Conteúdo atualizado em 19/03/2020
Não é segredo que, para exercer um trabalho remoto, é necessária muita disciplina. Para os chefes, a maior preocupação com esse colaborador é: como garantir que o trabalho vem sendo realizado de maneira satisfatória se não estou por perto?
Contudo, isso não deve mais ser um problema. Uma pesquisa realizada em 2015 pela Universidade de Illinois aponta que "longe dos olhos" nem sempre significa "longe da mente". Ou seja: a falta de contato diário com o chefe não causa um mau desempenho.
Além disso, a pesquisa concluiu que o responsável pelo fraco rendimento de trabalhadores remotos é o líder, que insiste em lidar com eles da mesma maneira que lidariam com um funcionário presencial. “O mais indicado é que o gestor trabalhe com esse funcionário em um esquema de troca de experiências”, afirmou o autor da pesquisa Ravi Gajendran.
Portanto, se você quer gerenciar melhor seus funcionários remotos, melhor apostar nas trocas. Veja como fazer isso.
Abordagem personalizada
De acordo com o professor de negócios Ravi Gajendran, trabalhar de maneira personalizada com os seus funcionários remotos é a melhor saída. Isso cultiva um relacionamento positivo, caracterizado por sentimentos de confiança, liberdade e apoio entre gerente e funcionário. É importante se lembrar que esse relacionamento envolve feedback das duas partes.
Permita um toque pessoal
O estudo descobriu que deixar com que o funcionário dê um toque pessoal ao seu trabalho preenche as possível lacunas deixadas pelo trabalho remoto, uma vez que ele se sente confiante e livre para trabalhar da maneira que se considera mais produtivo. Fique atento, apenas, para que você não dê liberdade demais a esse funcionário. As rédeas da situação devem estar sempre nas suas mãos.
Defenda o trabalho dos seus funcionários
Um trabalhador remoto deve ter com seu chefe um relacionamento ainda mais estreito do que aqueles que trabalham presencialmente. Isso pode parecer bastante complicado, uma vez que vocês não estão em contato direto, mas você deve fazer o que for preciso para defender a qualidade do trabalho desse funcionário. Só assim ele sentirá que pode confiar em você. Isso vai fazer com que ele assuma a mesma postura com relação a você, ou seja, vai cumprir com as responsabilidades dele da melhor maneira possível para que você não tenha que passar por situações desconfortáveis.
Reconheça qualquer conquista
Um risco muito grande que os empresários correm com os funcionários remotos é a falta de motivação causada pela crença de que suas contribuições não são reconhecidas. Como esses funcionários não estão no escritório para ver o que é feito a partir do seu trabalho, pode ser mais complicado para eles entenderem sua importância dentro da equipe. Lembre-os constantemente disso.