No mundo dos negócios existem momentos em que tudo parece estar um pouco mais parado, com movimento fraco e sem grandes perspectivas. No entanto, algumas atitudes internas – e a própria movimentação da economia como um todo –, aumentam consideravelmente o volume de trabalho e as oportunidades.
Nessa efervescência de projetos, propostas e orçamentos, muitas vezes acabamos abraçando o mundo, apertando a agenda para conseguir dar conta de tudo – o que pode ser prejudicial. Nesse cenário, é importante saber dizer não.
Esse conselho serve tanto para o trabalho quanto para a vida pessoal. Mas, especificamente, nos negócios, reunimos algumas boas práticas que você pode adotar e, ao saber dizer não, vão fazer seu cotidiano bem mais leve.
Evite situações que vão lhe tirar do sério
Não é preciso ter bola de cristal para saber que algum tipo de situação vai lhe tirar do sério. Um exemplo: longas reuniões com participantes que não estão preparados para decidir sobre um assunto.
Nesses casos, ao invés de dizer sim e ir mesmo assim ao compromisso pouco produtivo, o indicado é saber dizer nãoe enviar um material explicativo, por exemplo, uma prévia do que vai ser tratado e, aí sim, marcar o encontro.
Se algo vai lhe tirar do sério, deixar nervoso, enfim, fazer mal para o seu dia: tente estudar a situação e saber se, de fato, ela é decisiva para o andamento dos negócios.
Fuja de relações tóxicas
O mundo corporativo está repleto de relações que, muitas vezes, trazem toxicidade ao seu ambiente de trabalho e, até mesmo, estragam o seu dia. Esses contatos são ligados a interesses e, na maioria das vezes, não trazem o benefício esperado para seu empreendimento.
Saber dizer nãoé um caminho muito eficiente para você se distanciar dessas pessoas e, sem elas, buscar interações mais leves e proveitosas.
Outro ponto importante está ligado às relações interpessoais dentro do seu próprio escritório.
Obviamente, você pode ser um ombro amigo e ajudar um colega que esteja passando por um problema. No entanto, é fundamental que você não seja alvo dos problemas, frustrações e negatividades que as pessoas apresentam no trabalho – tanto em âmbito pessoal quanto profissional.
Respeite seu tempo – e seu sono
Não feche negócios nem aceite orçamentos que vão interferir nas 24 horas destinadas ao seu dia a dia.
Ok, você não precisa operar como um robô e trabalhar exatas 8 horas por dia no seu próprio negócio. Porém, para cumprir uma agenda de trabalhos excessivos, tente planejar para que tenha braços suficientes para entregar dentro dos prazos.
Contrate novos colaboradores ou, então, simplesmente diga não. Talvez uma atitude mais conservadora pode te ajudar no crescimento futuro.
Não seja o rei da negatividade
Calma! Essas reflexões não são ordens para que você transforme-se no colega de trabalho que já tem a resposta negativa na ponta da língua.
Saber dizer não é uma prática que deve ser exercida com bom senso, analisando cada situação separadamente.
É preciso saber onde estão os exageros, excessos ou situações que podem ser descartadas ou deixadas para depois. Se por um lado não aceitar algumas situações faz muito bem para você, por outro essa atitude não pode ser prejudicial aos seus negócios.