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Criando um ambiente de trabalho colaborativo

Foto: Shutterstock

Um ambiente colaborativo e mais criativo é um dos itens que pode fazer um Millenial ou integrante da Geração Y escolher uma empresa em vez de outra. De acordo com o estudo 'Digitalizing Your Business Strategy', realizado pela Forrester Research, os profissionais com idades entre 18 e 34 anos buscam um local que promova a criatividade, a colaboração e não tenha tantas rotinas. Segundo a pesquisa, até 2020, os Millennials representarão 50% do mercado de trabalho mundial.

Antes de implementar processos e medidas que visem fomentar um ambiente colaborativo, é preciso avaliar se a cultura organizacional da sua empresa propicia a colaboração. Os funcionários são estimulados a interagirem uns com os outros? O sistema de avaliação de desempenho permite que as equipes trabalhem em conjunto? As metas atingidas por um time são compartilhadas e reconhecidas por toda a companhia? Após refletir sobre questões como essas, veja a seguir 4 passos para criar um ambiente de trabalho colaborativo:

1. Identifique as pessoas certas
É importante que os funcionários conheçam o caminho para promover um local mais colaborativo. Para isso, delegue algumas pessoas para funcionarem como “coaches” do restante da equipe. Se mesmo assim a parceria entre os integrantes não estiver ocorrendo, talvez tenha alguém que não esteja de acordo com o novo ambiente que está sendo construído.

2. Crie espaços aconchegantes
Ambientes aconchegantes, arejados e que permitem discussões em grupo tendem a contribuir mais para a colaboração entre as pessoas. Pergunte às equipes como é o local ideal onde elas gostariam de trabalhar. Tente criar espaços que atendam a diferentes estilos de trabalho.

3. Aproveite o avanço da tecnologia
As ferramentas tecnológicas como sistemas de mensagens eliminam barreiras e distâncias, por exemplo. No caso de colaboradores que trabalham remotamente, é fundamental manter plataformas de videoconferências, a fim de que essas pessoas participem ativamente das discussões em grupo.

4. Incentive a confiança
Um dos importantes papéis de um líder é estimular que os colaboradores criem laços de confiança. Para isso, você pode promover atividade e tarefas entre áreas diferentes, permitindo que os funcionários interajam mais uns com os outros.

5. Implemente um ciclo de feedback
É essencial que o líder acompanhe todo o processo e saiba o que está funcionando. Peça feedbacks às pessoas e pergunte se determinadas ações estão realmente promovendo um ambiente colaborativo. Dessa forma, é possível desconstruir práticas que não atingiram sucesso e ajustar novos processos.


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