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5 maneiras de um líder evitar a comunicação agressiva

O empreendedor deve estar atento não só à comunicação empresarial, mas também à maneira com que os líderes se dirigem aos liderados no seu negócio. O mesmo vale para cada gestor, pois a forma de se relacionar pode comprometer o desempenho do time e os resultados organizacionais. Isso ocorre principalmente quando há uma comunicação agressiva.

Ela envolve o uso de gestos bruscos, uma fala repleta de termos pejorativos ou de baixo calão e uma entonação depreciativa ou sarcástica. Pode ser que o líder nem repare que se comunica de modo ofensivo e prejudica o fluxo de trabalho, que depende de uma boa atuação em equipe.

Para evitar esse comportamento, separamos 5 dicas práticas. Confira!

1. Estar atento à comunicação não verbal

Boa parte de uma comunicação agressiva não é verbalizada, ou seja, está nos gestos. Por exemplo, apontar o dedo ao interlocutor de forma brusca pode denotar vontade de impor algo ou de forçar o outro a aceitar determinado posicionamento.

Erguer as sobrancelhas durante uma fala com a qual você não concorda pode demostrar desprezo, ironia ou falta de atenção. Também é preciso ficar atento aos movimentos repetitivos de cabeça, que parecem cobrar que o outro se apresse em terminar o que está dizendo. O mesmo vale para checar constantemente o relógio, pois isso passa a impressão de tédio e vontade de que a conversa termine logo.

O tom de voz deve ser contido, para não transmitir nenhum sentimento negativo, como raiva, irritação ou desdém. Sua postura corporal precisa respeitar o espaço do outro, sem tocá-lo demais. Também é bom evitar uma posição considerada “fechada” (manter braços e pernas cruzados, por exemplo).

2. Desenvolver inteligência emocional

É importante desenvolver uma boa inteligência emocional para se controlar na hora de lidar com um subordinado. Aliado à identificação do perfil de cada colaborador, esse cuidado permite que você equilibre a forma de se dirigir aos colegas e de gerir conflitos.

Saber manter os nervos sob controle é essencial ao lidar com pessoas diferentes, com graus de instrução e níveis de experiência diversos. Por exemplo, comunicar-se de forma ríspida com um estagiário pode comprometer seu desenvolvimento. Tratá-lo com paciência, usando um tom mais educativo, costuma contribuir para seu crescimento na carreira — inclusive dentro da própria empresa.

3. Ter habilidade de negociar

O líder precisa saber negociar sem impor sua posição de forma autoritária. Para tanto, deve não só ter cuidado com os gestos, mas também com termos empregados durante a interação com seu subordinado.

É necessário evitar qualquer palavrão, xingamento ou expressão que denote descontentamento ou que pressione o interlocutor a aceitar o que se deseja. Caso contrário, pode se instalar um clima de temor entre a equipe, fazendo com que o funcionário evite conversar com o gestor mesmo quando precisar de ajuda.

4. Saber questionar evitando a comunicação agressiva

Se for preciso questionar o colaborador sobre um resultado, processo ou decisão, reflita sobre a melhor maneira de fazer isso. Uma abordagem ríspida ou “seca” não apenas causa desconforto, mas também gera insegurança.

5. Saber fazer uma crítica construtiva

É fundamental diferenciar as críticas construtivas das negativas. Sempre que precisar emitir um parecer sobre a atuação de alguém, exponha ao menos um aspecto positivo do seu trabalho.

Se o profissional fez algo errado, aponte o problema enquanto mostra uma possível solução e os caminhos que ele poderia ter tomado para prevenir o erro. Evite criticar por criticar, sem acrescentar nada ao colaborador.

Seguindo essas dicas, você vai impedir a comunicação agressiva e melhorar o relacionamento com seus subordinados, construindo uma equipe de alta performance.

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