Qual é o panorama atual da sua empresa em relação aos novos líderes? Segundo uma pesquisa feita pela SHRM (Society for Human Resource Management), a maior associação de RHs do mundo, uma das principais preocupações entre os profissionais do setor é o desenvolvimento da próxima de líderes.
Muitas pessoas já nascem com o talento para liderança, no entanto, cabe aos gestores desenvolver suas habilidades e competências. Como fazer isso com as pessoas ideais? Confira a seguir 4 passos para formar novos líderes em sua empresa:
1. Identifique os profissionais
Observe como os colaboradores se comunicam no dia a dia da companhia e identifique os que são fontes motivacionais a outros colegas. São aqueles profissionais procurados por pessoas que precisam de ajuda para planejar estratégias, lidar com os desafios de forma criativa ou solucionar dúvidas, por exemplo.
2. Incentive o networking
Manter um bom networking é uma das práticas de um bom líder. Ter uma rede de profissionais influentes é uma ótima forma de se manter atualizado. Portanto, ensine o seu colaborador a expandir cada vez mais suas relações profissionais. Dessa forma, ele irá adquirir habilidades que podem ajudá-lo tanto individualmente como no desenvolvimento da empresa.
3. Proponha técnicas de desenvolvimento pessoal
O desenvolvimento pessoal é uma parte essencial da vida de qualquer grande líder. Nesse sentido, incentive os colaboradores a explorarem técnicas que melhorem a sua qualidade de vida. Exercícios físicos e práticas de Mindfullness, por exemplo, são ferramentas que auxiliam na diminuição do estresse, na tomada de decisões e aumentam a produtividade.
4. Capacite os colaboradores com cursos online
Ofereça aos profissionais a oportunidade e as ferramentas necessárias para desenvolver suas habilidades de liderança. Com as novas tecnologias disponíveis atualmente, é possível capacitar seus colaboradores sem custo algum. Os cursos online gratuitos oferecidos pelo Programa Avançar são um bom exemplo disso. As capacitações contam com a ajuda de parceiros como Sebrae, Universia, FGV e Endeavor. Inscreva-se agora!
1. Identifique os profissionais
Observe como os colaboradores se comunicam no dia a dia da companhia e identifique os que são fontes motivacionais a outros colegas. São aqueles profissionais procurados por pessoas que precisam de ajuda para planejar estratégias, lidar com os desafios de forma criativa ou solucionar dúvidas, por exemplo.
2. Incentive o networking
Manter um bom networking é uma das práticas de um bom líder. Ter uma rede de profissionais influentes é uma ótima forma de se manter atualizado. Portanto, ensine o seu colaborador a expandir cada vez mais suas relações profissionais. Dessa forma, ele irá adquirir habilidades que podem ajudá-lo tanto individualmente como no desenvolvimento da empresa.
3. Proponha técnicas de desenvolvimento pessoal
O desenvolvimento pessoal é uma parte essencial da vida de qualquer grande líder. Nesse sentido, incentive os colaboradores a explorarem técnicas que melhorem a sua qualidade de vida. Exercícios físicos e práticas de Mindfullness, por exemplo, são ferramentas que auxiliam na diminuição do estresse, na tomada de decisões e aumentam a produtividade.
4. Capacite os colaboradores com cursos online
Ofereça aos profissionais a oportunidade e as ferramentas necessárias para desenvolver suas habilidades de liderança. Com as novas tecnologias disponíveis atualmente, é possível capacitar seus colaboradores sem custo algum. Os cursos online gratuitos oferecidos pelo Programa Avançar são um bom exemplo disso. As capacitações contam com a ajuda de parceiros como Sebrae, Universia, FGV e Endeavor. Inscreva-se agora!