Gerenciar um empreendimento com sucesso é uma tarefa que envolve vários fatores. Bons recursos humanos, finanças, logística, vendas. Já sabemos de todos esses. No entanto, algumas características agem como verdadeiras “colas”, fundações que unem todos os fatores em questão e os fazem funcionar juntos. Uma das mais importantes é a confiança.
Seja entre você e seus colaboradores, clientes, parceiros, a presença da confiança age de maneira muito benéfica para o seu empreendimento. A sua ausência, aliás, tem o efeito contrário: diminui o seu alcance, faturamento e transações e pode significar o fim das suas operações.
Não queremos que isso aconteça! Veja algumas formas de estimular a confiança no seu ambiente de trabalho.
1. Honestidade
Transmitir uma falsa sensação de confiança é extremamente perigoso e prejudicial para o negócio. Nunca finja ou manipule com a finalidade de maquiar os aspectos de sua empresa para os consumidores ou parceiros. Pelo contrário, invista esforços na honestidade. Exponha de maneira sincera as características de seu produto ou serviço e deixe claro as forças e fraquezas de suas operações para os parceiros. A honestidade é uma porta de entrada para a segurança, a estabilidade da confiança agindo no empreendimento.
2. Admita os enganos
Assumir a responsabilidade por problemas na operação de seus negócios é uma ótima forma de passar segurança para qualquer um que interaja com eles. Não finja que não é com você ou culpe terceiros por falhas: admita os seus enganos e, principalmente, mostre disposição e elenque maneiras para compensá-los e consertá-los.
3. Comunicação aberta
Como foi possível notar, todas as maneiras de estimular confiança passam por fases da comunicação. Deixar outra pessoa ou organização confiante nas atividades de sua empresa significa ser aberto, mostrar cada etapa de gerenciamento e comunicar a intenção por trás de cada ação.
O que você está fazendo? Por quê? São perguntas que devem ser frequentemente respondidas para seus colaboradores e clientes (mesmo antes de serem questionadas).
4. Atenção permanente
Assim como outros elementos vitais para a manutenção de negócios, a confiança é um desafio e deve ser constantemente observada. Isso significa que, apesar de ser construída por uma série de acertos e vitórias, o estabelecimento de um ambiente confiável pode ser totalmente destruído por um erro, um tropeço no caminho.
Evite que uma falha custe todas as suas conquistas anteriores. Permaneça atento e comunicativo, oferecendo atendimento imediato sempre que possível. Um exemplo: muitos vendedores desaparecem do mapa após conseguirem uma venda, deixando de prestar suporte posterior.
Trata-se de um erro intenso, já que pode quebrar o ciclo de confiança firmado anteriormente.
* Confiança é um ingrediente indispensável para o sucesso da sua empreitada. Siga os nossos passos, crie outros. Estabeleça a busca por essa condição como uma meta definitiva.