A manutenção de um pequeno ou médio empreendimento envolve uma série de desafios: da concepção à execução, a gestão empresarial traz dificuldades muito próprias. Uma das maiores diz respeito aos recursos humanos, à construção e consolidação de uma equipe.
Entre os problemas que normalmente atingem o recrutamento de bons profissionais pelas PME estão a inexperiência do setor que contrata, a impossibilidade de oferecer salários competitivos, a falta de talentos requisitados pelas empresas e a reputação ainda inicial de um empreendimento recentemente inaugurado.
Confira 4 dicas que podem ajudar na hora de contratar bons profissionais para a sua pequena empresa!
As dicas para contratar bons profissionais
1. Atraia com benefícios
Salários chamam a atenção e são uma ótima maneira de atrair talentos, mas você não deve subestimar o valor persuasivo dos benefícios. Vantagens como planos de saúde, horas extras, opções de homeoffice e outras semelhantes podem interessar bons talentos na momento do recrutamento.
Além disso, ofereça flexibilidade nos horários e uma relação próxima com os supervisores. Contratações valiosas podem ser alcançadas levando em conta a capacidade e adaptabilidade dos candidatos.
2. Foque em graduados recentes
Candidatos que acabaram de se graduar no ensino superior representam ótimas alternativas de contratação. Contando com grande disposição para ingressar no mercado de trabalho e desempenhar funções relacionadas à sua formação, os graduados recentemente não exigirão altos salários ou condições especiais.
Recrutar funcionários que acabaram de se formar também possibilita a implementação de um plano de carreira detalhado, incentivando o funcionário a permanecer junto da empresa.
Por fim, procure criar canais de contato e acordos com instituições de ensino, conseguindo indicações e nomes para um recrutamento eficiente.
3. Seja claro sobre a vaga
No momento de anunciar uma posição dentro da sua empresa, seja claro, conciso e descritivo. Inclua as tarefas que deverão ser desenvolvidas no dia a dia, a importância do cargo dentro das metas do empreendimento e mencione as habilidades necessárias, além do salário e benefícios.
A transparência e a honestidade ajudarão a afunilar os candidatos que mais se encaixam no perfil procurado.
4. Não tenha pressa
É importante tomar cuidado para não contratar apenas para a reposição imediata e incondicional de outras vagas. O recrutamento apressado é normalmente precipitado e traz mais problemas do que solução. Tome o seu tempo e analise cuidadosamente os perfis dos candidatos.
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Não deixe de assegurar a divulgação efetiva das suas vagas. Seja em serviços online, em redes como o LinkedIn ou em outros tipos de anúncios, faça todos os esforços para que o informativo atinja o maior número possível de interessados.
Seguindo dicas como as que elencamos e definindo um perfil preciso de quem procura, você conseguirá formar uma equipe sólida e contratar bons profissionaisem pouco tempo.