Todas as empresas precisam ter, hoje, atuação digital. A melhor forma de chegar aos consumidores e, mais do que isso, torná-los clientes fiéis, é por meio da internet. No entanto, muitos empreendedores acham que apenas criar uma página de seu negócio em uma rede social traz resultados. Estão enganados: há todo um planejamento estratégico por trás. Será que sua organização está atuando corretamente na web? Responda às perguntas abaixo e descubra!
VOCÊ CONHECE SEU PÚBLICO-ALVO?
Ações nas redes sociais só são assertivas se conversam com o público daquele portal. Por exemplo, enquanto o LinkedIn é voltado para temas como emprego, empreendedorismo e vagas no mercado, o Facebook é mais amplo e dinâmico, permitindo ações mais interativas. É preciso saber atuar nos canais relevantes para seu negócio, mas você só saberá quais são a partir do momento em que conhecer seu consumidor. Caso contrário, seus esforços podem estar sendo em vão.
VOCÊ TEM ESTRATÉGIAS EXCLUSIVAS PARA AS REDES SOCIAIS?
Sem planejamento, nada vai para frente. De nada adianta postar todos os dias nas redes sociais sem que o conteúdo não tenha valor para seus usuários. Trace uma estratégia macro de tudo o que cabe divulgar anualmente na mídia – como datas festivas, por exemplo – e, então, adeque o planejamento mensalmente de acordo com a realidade do negócio ou novidades que podem surgir no caminho. Tenha em mente que todo conteúdo ou campanha digital deve ter dois propósitos: ser relevante para o cliente e gerar resultados efetivos para a empresa.
VOCÊ ESTIPULOU METAS PARA SUAS REDES SOCIAIS?
Nenhum planejamento é efetivo se não possui um objetivo claro a se cumprir. Todo plano, para cada canal digital, deve exemplificar o que espera com as ações promovidas durante certo período de tempo, como: conquistar uma parcela de novos clientes, aumentar o número de seguidores nas redes sociais, construir uma imagem positiva da marca na web. É importante especificar, também, um prazo para que essas metas sejam cumpridas. Assim, fica mais fácil analisar e monitorar o andamento das campanhas.
Aliás, analisar os dados digitais é fundamental. Tenha ferramentas para monitorar as métricas e acompanhe, diariamente, a efetividade de suas iniciativas.
VOCÊ ESTÁ ATUALIZADO ÀS TENDÊNCIAS?
Você realmente conhece todas as plataformas digitais e o público presente em cada uma delas? Você sabe qual a linguagem mais indicada para o Facebook? E para o LinkedIn? É mais do que necessário estar sempre atualizado às tendências do mercado. Na internet, tudo pode mudar em segundos. E quem não está atento, fica para trás. Procure por novidades. Adeque suas comunicações de acordo com os temas mais falados.
VOCÊ ESTÁ INTERAGINDO COM SEU PÚBLICO?
Jamais ignore um cliente nas redes sociais: a imagem de uma empresa pode ser destruída em segundos na internet, caso um consumidor resolva compartilhar uma reclamação sobre a organização. Por esse motivo, interaja! Responda aos comentários, especialmente às críticas e dúvidas, curta publicações, mostre como a companhia se importa com a satisfação de cada um deles e como está disponível a todo momento para seus compradores.