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Saiba como analisar o comportamento dos seus consumidores

A chave do sucesso de uma empresa é conhecer seus clientes: os consumidores são as melhores fontes de informação para uma companhia. Ou seja, o melhor investimento de uma organização é ter ferramentas para analisar o comportamento e necessidades de seus consumidores.

Ao realizar uma análise comportamental, uma empresa consegue criar um perfil macro de seus clientes – tanto atuais como potenciais – a partir das características encontradas em comum, facilitando a criação de campanhas, promoções e iniciativas.

Para ser ainda mais assertivo na oferta de produtos e serviços é preciso conhecer como o consumidor se comporta: quando, como e o que consome, o que pensa, o que precisa, do que gosta, entre outros. Consumidores só vão se tornar clientes fiéis a partir do momento que perceberem que são tratados com exclusividade e quando sentem que a companhia está entregando produtos e serviços que respondem exatamente às suas expectativas.

Abaixo, listamos cinco tópicos que podem ajudar a construir a análise – que deve ser objetiva e focada em resultados efetivos:

1. Quem é o cliente?
É importante descobrir alguns dados demográficos sobre seus clientes, como de onde estão comprando, que horário costumam comprar, quanto estão gastando em média e com qual frequência estão comprando.

Assim, é possível criar ofertas personalizadas para cada perfil, além de promover melhorias nas vendas, como um frete com valor mais acessível para as cidades com mais consumidores ativos.

2. Quem não é consumidor?
Não basta conhecer o cliente, é preciso saber quem não será consumidor da sua empresa, para não investir em conquistar esses consumidores em vão. Cada pessoa possui um perfil comportamental diferente que nem sempre estará aderente aos valores da sua companhia. Foque nos potenciais clientes para observar resultados mais efetivos.

3. O que você vende?
Tenha controle de tudo o que oferece e vende. Às vezes, você pode estar vendendo um produto ou serviço que não está trazendo resultados para empresa. Então por que continuar com ele se pode investir em algo que os clientes estão realmente precisando?

4. Por que o cliente procurou sua empresa?
Fique a par do porquê os consumidores estão procurando sua empresa. Eles podem estar em busca de algo que você ainda não oferece – mas pode começar a oferecer. Adeque seus serviços ao que o mercado está buscando e esperando.

5. Qual a percepção do seu cliente em relação à concorrência?
Descobrir a percepção do seu cliente em relação à concorrência e aos serviços oferecidos pela sua empresa pode ser fundamental para descobrir quais pontos sua companhia pode melhorar em quesitos como atendimento ao consumidor e oferta de produtos.

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