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As 8 principais métricas de e-mail marketing para começar a avaliar


Implementar, avaliar e melhorar são três ações essenciais para quem quer alcançar o êxito no mundo corporativo. Conhecer as métricas de e-mail marketing, por exemplo, permite que a empresa analise o resultado obtido e potencialize o sucesso dessa estratégia.

Neste artigo, vamos explicar quais são as principais métricas e por que elas são importantes. Continue a leitura para entender o que esses números revelam sobre sua campanha.

1. Taxa de entrega

É o percentual de e-mails que realmente chegaram à caixa de entrada do contato. O ideal é conseguir uma porcentagem entre 95% e 99% em cada disparo. O cálculo é feito com a seguinte fórmula:

(número de e-mails entregues ÷ número total de e-mails selecionados para envio) ×? 100

2. Taxa de abertura

Nem todo mundo que recebe o e-mail da empresa de fato abre a mensagem. A taxa de abertura mostra exatamente essa quantidade.

Um resultado baixo significa que seu conteúdo não é considerado interessante pelo usuário. Uma forma de melhorar isso é criar um assunto irresistível (que deixe o contato curioso) e completar com um conteúdo relevante, voltado à necessidade da persona.

3. CTR

A sigla define a Click-through Rate, ou taxa de cliques. Ela indica a porcentagem de leitores que realizaram a ação sugerida, que é seguir um link apontado pela mensagem.

?Analisar o CTR é muito importante, pois esse número revela se seu público tem interesse no conteúdo oferecido. Assim, a empresa percebe qual tema (ou produto) desperta a atenção de sua lista, a fim de criar uma abordagem mais efetiva.

4. Taxa de compartilhamento

Esse índice mostra quantas pessoas compartilharam o conteúdo da sua mensagem, seja por encaminhamento do e-mail ou por um widget de rede social.

Uma boa taxa de compartilhamento indica que o leitor aprova a qualidade do conteúdo a ponto de repassá-lo aos amigos. Portanto, trata-se de uma oportunidade de expandir a sua base de contato e medir o engajamento do público.

5. Taxa de descadastramento (unsubscribes)

Essa é a quantidade de pessoas que decidiram sair da sua lista de contato, portanto não receberão mais nenhuma mensagem. É importante ter um formulário de descadastramento no qual o usuário sinaliza o motivo da desistência. Assim, a empresa pode corrigir algum problema e melhorar sua estratégia de marketing.

6. ROI

O ROI (Return On Investment) é a taxa de retorno do investimento. Ela revela se a campanha trouxe um resultado positivo para o negócio. É preciso usar a seguinte fórmula:

ROI = (valor ganho - valor do investimento) ÷ valor do investimento

Ao final, você pode multiplicar o resultado por 100 para ter a porcentagem exata do seu ROI. O ideal é conseguir um número positivo. ?

7. Taxa de rejeição

Esse número releva a porcentagem de e-mails que não chegaram à caixa de entrada do público-alvo. A rejeição (bounce) pode acontecer por vários motivos, como caixa de e-mail lotada, erro na digitação de algum dado ou conta desativada.

Um resultado alto exige que a empresa limpe seu banco de dados, eliminando todo endereço inválido. Uma quantidade grande de rejeições pode fazer o servidor entender que se trata de SPAM, e o negócio pode ser punido.

8. Taxa de crescimento do mailing

Diz respeito à diferença entre o número de pessoas que passaram a fazer parte de sua base (assinando uma newsletter, por exemplo) e as que pediram o descadastramento. O ideal é ter um resultado positivo.

É fundamental que cada taxa seja usada para melhorar sua campanha. A análise dos números deve mostrar o que não funciona para atrair seu público-alvo. Também precisa apontar o que desperta a atenção do cliente, gerando abertura, clique e conversão. Assim, você pode otimizar sua estratégia e conseguir um ótimo resultado!

Agora você já sabe como avaliar sua campanha com as métricas de e-mail marketing. Quer um apoio  para potencializar seus resultados? Então, conheça nossos parceiros! Eles são referência  em estratégias digitais e irão apoiá-lo a transformar a interação virtual em negócios reais. Saiba mais!

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