Busca
Agronegócio Gestão de Negócios

Por que é importante entender o contexto social na hora de fechar negócios fora do país?



Contexto social é o conjunto de elementos, materiais e imateriais, que moldam a vida em sociedade e a cultura de determinada região.

No Brasil, a instabilidade de diversos fatores sociais é constantemente tema de debate entre as organizações. Não é por acaso que, das empresas brasileiras que almejam internacionalizar, 61,3% são motivadas pela proteção em relação à volatilidade do mercado doméstico.

Quer garantir o sucesso da sua organização e evitar que ela enfrente um problema por não observar os elementos sociais? Neste artigo, elencamos alguns aspectos que comprovam a importância de estudar o contexto do país. Não deixe de conferir!

Entenda se o país vive uma crise política

Especialmente ao longo do ano de 2016, o investimento em empresas brasileiras foi reduzido devido a diversos acontecimentos que desencadearam um período de intensa instabilidade política e econômica.

A retirada de recursos acontece porque o contexto social interfere diretamente no sucesso do negócio e, portanto, no seu rendimento. Durante o ano mencionado, estimou-se uma queda de 10,2% no investimento, desencadeando a retratação de 3,6% na economia do país.

Se você pretende internacionalizar, esse exemplo demonstra a importância de pesquisar todo acontecimento recente do país para o qual quer migrar. Também é essencial verificar a expectativa de mercado do local, de curto e longo prazo.

Evite cometer gafe ou ato ofensivo à cultura

Independentemente do país no qual se deseja abrir um negócio, é interessante procurar informação sobre os hábitos da região. Em determinadas culturas, há atos que podem representar desrespeito, causando má impressão no público consumidor.

Em um país majoritariamente muçulmano, por exemplo, aparecer com uma garrafa de vinho em um jantar para o qual você foi convidado pode soar ofensivo, acabando com a reunião de negócio. Isso ocorre pelo fato de a maioria dos praticantes dessa religião não ingerir substância alcoólica.

Analise se o mercado comporta o produto oferecido

Diversos fatores externos podem interferir no planejamento estabelecido para internacionalizar a empresa. Renda per capita do país, oferta e demanda local e custo da fabricação do produto são apenas alguns dos empecilhos que podem atrapalhar o desenvolvimento da instituição no exterior.

Uma indústria pode sucumbir com o tempo se a concorrência consolidada consegue produzir a mesma mercadoria por um custo menor, por exemplo.

Por esse motivo, torna-se importante realizar um extenso e antecipado estudo sobre a condição de mercado da região. Somente dessa forma será possível perceber se ele está apto para receber o seu produto.

Muitas organizações têm buscado estabelecer o comércio no exterior à procura de uma nova oportunidade de crescimento. Entretanto, para que a internacionalização traga um bom resultado e atenda à expectativa, é importante compreender que alguns elementos devem ser observados.

O estudo minucioso do contexto social é a base de sustentação para o sucesso da empresa. Somente por meio dele será possível compreender quais são os riscos e os desafios que a instituição vai enfrentar, a fim de elaborar um planejamento eficiente.

Você sabia que o Santander oferece uma rede de possíveis parceiros internacionais às empresas? Confira o projeto e veja as possibilidades para o seu negócio!

_x000C_Quer acessar outros conteúdos para ajudar a desenvolver os seus negócios? O Programa Avançar oferece webséries e podcasts exclusivos para fomentar o empreendedorismo no país. Cadastre-se gratuitamente e confira!

Post ID: | Current Page ID: 4863

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.