O mercado de alimentos orgânicos vive um bom momento, inclusive no Brasil. Enquanto episódios como a aquisição da rede de varejo de orgânicos Whole Foods pela Amazon nos Estados Unidos mostram a relevância global do setor, números no nosso país também são animadores.
A pesquisa “Consumo de produtos orgânicos no Brasil” foi promovida pelo Organis Brasil, o Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável. O levantamento, aponta que 15% da população urbana consome alimentos orgânicos com alguma frequência.
A demanda tende ao aumento. Consumidores cada vez mais exigentes sobre as condições dos produtos que adquirem começam a criar um importante público, promissor para a abertura de um empreendimento no setor.
Quer iniciar um negócio para vender alimentos orgânicos? Confira algumas dicas.
Dicas para iniciar um negócio de orgânicos
Invista no profissionalismo
O setor de orgânicos é relativamente recente, mas não deve nunca ser confundido com amadorismo. Reforce seu profissionalismo em qualquer interação do seu negócio, seja com clientes, parceiros ou colaboradores. Invista em uma identidade visual apropriada, com logotipo e que transmita uma noção de seriedade e de experiência.
Previna-se na produção
Caso você esteja lidando diretamente com a produção, tome toda prevenção possível para não correr riscos de falhar com a demanda. Produza mais do que o necessário, como contingência. Uma situação emergencial pode requerer mais mercadorias.
Eficiência é valiosa
Assim como em todos os outros ramos, tempo é dinheiro para a produção de orgânicos. Conheça os seus prazos e nunca deixe de cumprir as estimativas que passar aos clientes. No caso de atrasos, notifique todos os envolvidos de maneira clara e ágil.
Diversificar é palavra de ordem
Não há nada de errado em ter uma especialidade, uma variedade de alimento que você produza e/ou comercialize com mais eficácia. No entanto, pelo caráter recente da tendência orgânica, a diversificação é sempre recomendável. Opções e alternativas de produtos farão com que os seus contatos e parcerias bem sucedidas aumentem, chamando a atenção de consumidores.
Demonstre os seus produtos
Seja em uma feira na qual você expõe sua produção ou numa apresentação para parceiros, é sempre muito importante que você leve amostras, demonstrações do que você produz. Os consumidores ainda não conhecem bem as características dos orgânicos e a oportunidade de mostrá-las é estimulante para as transações.
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Não faça tudo sozinho. Procure exemplos na sua comunidade e aprenda com quem já lida com orgânicos. O setor tem desafios, mas está longe de ser impossível.