Busca
Agronegócio Gestão de Negócios

Gestão Estratégica de Negócios: como se planejar?

A gestão estratégica é constituída por um conjunto de práticas e objetivos estabelecidos pelos gestores de uma empresa e que também são responsáveis por garantir os recursos financeiros, humanos e tecnológicos necessários para atingir as metas.

Geralmente utilizada por grandes corporações, a gestão estratégica pode e deve ser utilizada também por pequenas e médias empresas que desejam alavancar o seu negócio. Principalmente porque ela apoia e conduz a empresa para o atingimento de bons resultados, como, por exemplo, aumentar as vendas ou dobrar o resultado obtido no ano anterior. 

Basicamente, esse modelo de gestão permite que as empresas estejam preparadas para tudo que pode acontecer no futuro e que pode impactar os resultados do negócio, além de garantir a sua permanência no mercado e manter sua competitividade.

Vantagens da Gestão Estratégica

  • Permite diagnóstico preciso sobre a situação da organização;
  • Possibilita a tomada de decisão mais assertiva;
  • Facilita a otimização dos processos;
  • Aumenta a produtividade;
  • Melhora o uso dos recursos financeiros;
  • Aumenta o nível de integração entre as áreas.

Entenda melhor como você pode realizar a gestão estratégica do seu negócio

Realizar a gestão estratégica envolve algumas etapas principais:

Diagnóstico

A princípio é necessário realizar o diagnóstico da empresa, e ele pode ser feito por meio da análise SWOT, que consiste em avaliar o ambiente interno (recursos físicos, financeiros e tecnológicos, funcionários, práticas comerciais, entre outros) e o ambiente externo (fornecedores, economia, política/legislação, concorrência, demografia, avanços tecnológicos), para compreender as ameaças, fraquezas, forças e oportunidades existentes em relação a empresa. 

A análise do ambiente é fundamental para estabelecer de forma mais assertiva as diretrizes estratégicas do negócio.

Formulação

Após compreender melhor o ambiente interno e externo da organização, será possível estabelecer os objetivos de longo prazo e se inicia a etapa de formulação. Nesta etapa elabora-se o planejamento estratégico da empresa, ou seja, o plano de ação que irá apoiar no direcionamento das ações para atingir os objetivos desejados. 

Nesta etapa ocorrerá a definição das metas a serem atingidas para chegar ao objetivo de longo prazo, e o que será necessário para alcançá-las, logo, ao finalizar esta etapa você deve ter:

  • o objetivo que deseja atingir;
  • quais serão as atividades a serem realizadas;
  • o orçamento necessário;
  • as pessoas responsáveis por cada atividade;
  • um cronograma com cada uma das ações a serem realizadas;
  • o levantamento dos possíveis riscos e um plano de contingência.

Implementação e Acompanhamento

Com a análise de ambiente concluída e o plano de ação estruturado entraremos na etapa de implementação, este é o momento em que tudo o que foi planejado é colocado em prática e a gestão estratégica entra em ação para administrar, acompanhar o andamento das estratégias estabelecidas e seus resultados, e para ajustá-las quando necessário.

É fundamental que todos os colaboradores que compõem a organização saibam como o planejamento estratégico foi elaborado e com qual objetivo, pois são eles que irão colocá-lo em prática.

Quer mais dicas para alavancar seus negócios? Acesse nossos artigos sobre Gestão de Negócios
Conheça também nossos conteúdos exclusivos! Cadastre-se gratuitamente.

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.