Foto: Envato Elements
Boa parte das pequenas e médias empresas nascem a partir do idealismo do empreendedor. A partir de uma ideia que vai amadurecendo e tomando forma, surge um novo negócio – que, com o tempo, começa a crescer e se desenvolver. Nesse processo, muitos desafios aparecem com a chamada "dor do crescimento" e a necessidade de profissionalizar o negócio.
Um dos aspectos da empresa que o empreendedor dificilmente planeja desde o início é a estrutura organizacional. Alguns podem considerar que se trata de uma característica apenas das grandes empresas, mas existem soluções que se ajustam ao porte de cada tipo de negócio e trazem uma série de benefícios, como explica Edson Kubota, sócio da Kazzé, consultoria de gestão empresarial parceira do Programa Avançar.
"Com a consultoria, as empresas vão para um patamar mais profissional e passam a ter uma equipe mais engajada", explica ele.
No processo de construção da estrutura organizacional, são avaliados: programas de remuneração, para que a empresa saiba se está remunerando seus profissionais da forma correta; estratégias de eficiência e performance, com processos de avaliação de desempenho, mapeamento de competências por cargo e desenvolvimento de lideranças; e ferramentas de RH, com pesquisas de remuneração e benchmarking de mercado.
Todas essas análises garantem mais eficiência financeira para a empresa e mais visibilidade sobre os próximos passos de carreira para os funcionários. "Existe uma mistura entre o papel de dono e o papel gerencial em muitas PMEs. Isso prejudica uma análise mais acertada para processos de contratação, por exemplo. Vemos muitas empresas contratando errado e nosso papel é ajudá-las a saber o que devem procurar", explica Luis Carnielli, sócio da Kazzè.
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