Foto: Envato Elements
Ou seja, o departamento tem como função recrutar novos empregados, promover a integração no ambiente de trabalho, analisar continuamente os cargos e funções atuais, avaliar o desempenho dos colaboradores, fazer a gestão de salários e benefícios, traçar estratégias de engajamento e estimular a formação e o desenvolvimento profissional de cada prestador de serviço.
A má gestão de uma área de RH pode gerar problemas irreparáveis para uma empresa, já que impacta diretamente o desenvolvimento de seus funcionários. Por sorte, os erros mais comuns cometidos pelo departamento podem ser facilmente reparáveis com a revisão de ações e a estruturação de um novo planejamento estratégico.
Confira como identificar e reparar os erros mais comuns na área de Recursos Humanos que podem estar afetando sua empresa.
Contratação
Na hora da entrevista de emprego, faça perguntas que te ajudem a identificar se a pessoa se encaixa na cultura da empresa e nas funções que ela terá que exercer. Verifique suas habilidades, experiências de trabalho, formação e o desejo de iniciar no cargo. Fuja do básico, instigue o candidato. E não tenha pressa, espere pacientemente pela pessoa que se adapta melhor às necessidades da corporação.
Documentação
Todo empregador deve estudar e estar ciente sobre as leis pertinentes, especialmente relacionadas à contratação, horas extras e férias e deixar claro para o empregado o posicionamento da empresa.
Nunca acorde uma contratação sem toda documentação necessária assinada. Além disso, reserve um arquivo pessoal para cada funcionário, na qual seus documentos sejam armazenados, como currículo, contrato, formulários assinados, registros de treinamentos, licenças médicas, holerites etc.
Informação
No momento em que um novo funcionário chega à empresa, é indicado realizar uma reunião de integração para apresentar a organização e sua nova função, além de entregar um manual com as principais informações sobre a instituição, como Código de Conduta, Código de Ética, Políticas Corporativas e Programas de Benefícios e Desenvolvimento. Esse documento deve ser atualizado frequentemente para evitar desencontro de comunicação.
Evolução
Se uma empresa quer crescer, deve investir no desenvolvimento profissional de seus funcionários. Programas de treinamentos internos são fundamentais para ensinar novas habilidades e engajar os colaboradores em relação ao seu papel na instituição. A área de RH também deve ser responsável por analisar como cada funcionário pode contribuir com o desenvolvimento da empresa a partir de suas funções, de forma a reconhecer o melhor momento para promoção e remanejamento de funções.
Promoção
Manter funcionários na mesma posição por muito tempo às vezes não é uma boa medida, assim como promover colaboradores para cargos mais altos sem o mínimo de formação necessária. A área de RH deve avaliar constantemente a atuação dos colaboradores, seus pontos fortes, suas fraquezas e sua trajetória na companhia para fazer a gestão corretamente das posições e cargos dentro da empresa.