Busca
Agronegócio Gestão de Negócios

Consultar CNPJ pelo CPF: Como fazer e passo a passo

mulher concentrada mexendo no computador

Consultar o CNPJ da sua empresa é uma boa opção para verificar como se encontra a sua situação cadastral. Ou seja, se o negócio realmente existe e está regularizado.  

O processo é simples e pode ser considerado útil também para microempreendedores que não se lembram do seu próprio CNPJ. Porém, essa consulta é permitida em apenas uma categoria específica.  

Se você deseja saber mais sobre o tema e conferir o passo a passo para descobrir o documento por meio do seu CPF, vale a pena conferir as informações abaixo. Boa leitura! 

Para que serve o CNPJ?  

A sigla CNPJ significa Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. O documento é, literalmente, um número que define o reconhecimento de uma empresa.  

Além de oficializar a abertura do negócio, este cadastro serve como garantia de que a sua atuação esteja de acordo com a legislação brasileira. 

Abrir um CNPJ permite que o empreendedor emita notas fiscais, contrate funcionários e tenha acesso a linhas de crédito para pessoa jurídica. Porém, também traz obrigações com impostos, que podem variar de acordo com a categoria em que a empresa está inserida.  

Curso Tudo Sobre MEI

Quando é possível consultar CNPJ pelo CPF?  

Esta consulta só é possível para quem está cadastrado como Microempreendedor Individual (MEI) e é titular do negócio. Isso significa que empresas enquadradas como ME, por exemplo, não podem realizá-la.  

Quanto custa para consultar CNPJ pelo CPF?  

No caso do MEI, o CNPJ permanece vinculado ao CPF da pessoa física. Por isso, o procedimento pode ser feito gratuitamente no site oficial do Portal do Empreendedor. 

Como consultar CNPJ pelo CPF: passo a passo 

De fato, o CPF é o único dado necessário para que esta consulta seja realizada. Para concluir o processo, siga os passos abaixo:  

  • Clique na opção “Já sou MEI”; 

  • Toque em “Emissão de Comprovante (CCMEI); 

  • Após este passo, será necessário fazer login com a sua conta gov.br. Caso você ainda não tenha, crie uma utilizando o seu CPF; 

  • Com o login concluído, digite seu CPF na área de busca; 

  • Pronto! Nessa parte, o seu Certificado da Condição de Microempreendedor Individual será disponibilizado, com informações como CNPJ, data de abertura da empresa e situação cadastral; 

  • Caso você considere interessante, é possível fazer download do certificado em PDF no canto inferior esquerdo da tela.  

Saiba mais sobre o Programa Avançar

Se você é Microempreendedor Individual e deseja ficar por dentro de todas as obrigações e benefícios da categoria, vale a pena conferir nosso curso gratuito e com certificado Tudo Sobre MEI. Conte sempre com o Programa Avançar!  

Como abrir sua Conta MEI Santander

Simples, digital e precisa de apenas 3 documentos: 

• Documento de identidade (RG ou CNH) 

• Número de CPF 

• Certificado de MEI 

>> Abra a sua conta MEI << 

Post ID: | Current Page ID: 5208

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.