Um plano de negócios é utilizado por muitos empreendedores para determinar um modelo de negócio efetivo a ser seguido pela empresa que está em busca de resultados mais assertivos. No entanto, há um outro plano tão importante quanto para o desenvolvimento de uma organização: o de marketing.
O plano de marketing é um planejamento e desenvolvimento de ações estratégicas voltadas para o posicionamento positivo da marca, serviço ou produto oferecido pela empresa, que visa atrair e reter clientes fiéis para o negócio.
Se você, como muitos empreendedores, ainda não estruturou um plano de marketing para sua empresa, descubra como criar um planejamento que traga resultados efetivos para a organização:
Analise sua empresa
Analisar o próprio negócio é fundamental para compreender qual é o melhor posicionamento perante o mercado. A análise SWOT, por exemplo, consegue identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma empresa. Assim, é possível criar e desenvolver estratégias diferenciadas da concorrência – que também deve ser estudada: pesquisar as ações dos concorrentes também auxilia na elaboração de soluções mais adequadas e efetivas.
Analise seu público-alvo
Seja o mais específico e realista possível de quem você quer atingir com o plano de marketing. Quem é seu principal consumidor? Seus produtos e serviços são oferecidos para clientes. Portanto, para que consumam, é preciso analisar seu comportamento de compra para definir como despertar a intenção de aquisição e o engajamento necessário.
Defina um orçamento
Ações de marketing costumam ser pagas. Antes de pensar nas novas estratégias, determine um valor máximo de gastos para nortear o momento de definição dos métodos.
Desenvolva estratégias
Anúncios publicitários, marketing de conteúdo, redes sociais: como atingir o público-alvo previamente definido? Antigos clientes, por exemplo, costumam ser engajados por meio de e-mails, programas de fidelização e campanhas e eventos exclusivos. Novos consumidores, no entanto, precisam prestar atenção no que você tem a oferecer – descubra como conquistá-los: ações online, promoções, etc. As estratégias devem ser pensadas para diferentes meios e conversarem entre si: desde o e-mail enviado até o anúncio na revista mensal – a comunicação precisa ser única.
Crie metas
Com todas as informações e estratégias definidas, é preciso esclarecer como será possível alcançar os resultados esperados. As ações de marketing costumam durar mais do que um único dia, por isso, determinar metas e datas é fundamental para botar o plano em prática e verificar a eficiência da proposta: crie indicadores de desempenho para acompanhar e averiguar a efetividade.
Não deixe de acompanhar seu cliente
O relacionamento com o cliente não pode durar, apenas, durante as ações do plano de marketing. Para retê-los e transformá-los em consumidores fiéis, é preciso manter contato.
Envie e-mails, convide para eventos exclusivos, crie promoções. E o mais importante: saiba ouvi-los. Não esqueça de pensar em iniciativas a longo prazo para que o cliente não suma após as ações pontuais.