As experiências e conexões da sua empresa com os consumidores ajudam a construir a imagem de uma marca. Um episódio bem-sucedido contribui para que o cliente tenha uma percepção positiva da sua companhia.
Nesse contexto, um conceito chamado Positive Branding tem como objetivo mapear as estratégias de marketing e posicionar as marcas de acordo com as necessidades dos consumidores. 'Com a grande competição entre produtos e serviços, as marcas estão deixando de ser relevantes para o consumidor. Portanto, as empresas precisam criar outras conexões com seus públicos, como ser útil e presente', explica o fundador e diretor da Eight Positive, Pablo Barros. Para ele, as empresas precisam oferecer algo a mais: 'isso vai muito além de apenas questões de sustentabilidade ambiental ou social.'
Veja também: Curso de Branding do Programa Avançar
Segundo Barros, o primeiro passo para conseguir uma influência positiva é entender que os públicos têm diferentes percepções de valores e visões. 'Para saber como conectar cada vez mais clientes, a marca deve fazer um trabalho de pesquisa que revele quais são os aspectos emocionais dos clientes e as necessidades objetivas deles'. A partir disso, de acordo com ele, a companhia poderá construir uma proposta de valor compartilhado. 'Não é uma receita de bolo, depende muito de cada empresa', destaca.
Quais são os exemplos de positive branding?
Para ilustrar melhor o tema, Barros dá dois exemplos que foram além da entrega de produtos e serviços:
1. OLX
A empresa incentiva as pessoas a ter o comportamento de reutilizar e revender os bens que não utilizam mais.
2. Unilever
O filme da Lifeboy, da Unilever, feito na Índia, ajudou a salvar muitas crianças vítimas de diarreia e pneumonia, que morriam por falta de higiene. Segundo Barros, as empresas precisam parar de apenas contar boas histórias e se diferenciar pelas ações: 'é sair do storytelling para o storydoing', conclui ele.
Saiba mais sobre o Programa Avançar
Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, o Avançar oferece uma série de cursos com foco no empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.
Comece agora mesmo seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital. Cadastre-se!
Como abrir sua Conta MEI Santander
Simples, digital e precisa de apenas 3 documentos:
• Documento de identidade (RG ou CNH)
• Número de CPF
• Certificado de MEI
>> Abra a sua conta MEI <<