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Agronegócio Geral

Os 4 principais erros que atrapalham o crescimento das empresas



Um grande
desafio de gerir uma empresa é prepará-la para a expansão. Sem um bom planejamento e um montante financeiro adequado, a organização pode ter dificuldade para ganhar escala. Esses erros atrapalham o crescimento do negócio.

Além disso, é preciso escolher a forma de ampliação mais vantajosa para a sua estrutura organizacional. Por exemplo, uma organização pode crescer por meio da abertura de uma filial, da mudança da sede para um local mais produtivo ou da expansão para outro mercado.

Aliás, essa opção tem crescido, pois a quantidade de operações de empresas nacionais fora do país aumentou 47% entre 2015 e 2018. O número total chegou a 1.740. Os dados são de uma pesquisa da FGV, divulgados no portal O Globo.

Independentemente da forma como se amplia o negócio, é preciso se prevenir de erros comuns que atrapalham o seu crescimento. Quer conhecer alguns deles? Confira a seguir!

1. Ignorar o estudo de mercado

Antes de adentrar um novo mercado, é essencial estudá-lo atentamente. Por mais que pareça promissor de início, você deve pesquisar se há demanda para seu produto e se ela tende a se manter ao longo dos meses.

É comum ficar otimista com a boa aceitação inicial de um produto em um segmento novo. Porém, pode ser apenas curiosidade do público ou adesão a uma “moda”. Com o tempo, isso pode passar, gerando encalhe de mercadoria.

Também é necessário avaliar a cultura do estado ou país para o qual pretende expandir sua empresa, para verificar se o seu produto é compatível com ela. Leve em conta costume, religião e comportamento de quem mora nesse local. O estudo de mercado também deve considerar a legislação, a concorrência e cada ponto que gera vantagem ou ameaça ao negócio.

2. Não motivar a equipe

É essencial manter seu time motivado durante e após a expansão, para que a mudança não afete o seu desempenho de forma negativa. Afinal, a equipe precisa gerar resultado para contribuir com o crescimento do negócio.

A busca por motivar tem que fazer parte do comportamento do líder. Ele é uma figura central na hora de orientar cada liderado, estimulando-o a ter uma performance melhor. A motivação se torna ainda mais necessária se o funcionário tiver que mudar para outra região, pois abrirá mão de muitas coisas para isso. Logo, terá grande chance de se desmotivar, ficando infeliz no trabalho.

3. Manter uma comunicação inadequada

Com o crescimento da empresa, a comunicação também deve ser ampliada, usando um canal mais abrangente. Por exemplo, em um negócio pequeno, o gestor costuma estar em contato direto com cada colaborador. Por outro lado, quando se tem uma filial ou equipe externa, nem sempre dá para orientar pessoalmente.

Para isso, é preciso usar telefone, mensageiro instantâneo, e-mail corporativo… Também será necessário encontrar uma solução para se reunir de forma eficaz, otimizando o tempo e agrupando o maior número possível de colaboradores envolvidos.

4. Não contar com uma boa organização financeira

A falta de boa organização financeira tende a comprometer o crescimento da empresa. Por exemplo, a mensuração inadequada do investimento (para aumentar a sede, adquirir insumo, pagar o salário de uma nova equipe…) poderá levar o negócio a se endividar. Se não conseguir o montante necessário, sua operação tem chance de ser paralisada. Portanto, não descuide do planejamento financeiro da expansão.

Para não cometer esses erros que atrapalham o crescimento, é importante buscar uma maneira de evitá-los em conjunto com sua equipe. Também é preciso dar atenção à estrutura interna da empresa antes de se preocupar com resultados.

Para melhorar o gerenciamento do processo de expansão do seu negócio, consulte nosso espaço de Estratégia e Gestão. Nele, você vai encontrar uma solução educacional em gestão e governança ideal para o porte da sua empresa, a fim de que ela cresça de forma equilibrada!

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