Nunca se produziu tanta informação quanto na atualidade. Esse é o contexto promovido pela revolução tecnológica e pelo fenômeno dos grandes dados, mais conhecido como big data. De acordo com a International Data Corporation (IDC), chegaremos à marca de 44 trilhões de gigabytes de dados gerados até 2020, um volume dez vezes superior aos 4,4 trilhões de 2013.
Mas que você sabe usar esses dados a favor do seu negócio? Estima-se que apenas 5% dessa quantidade é aproveitada, e essa é a oportunidade de você se destacar. Para isso, é preciso fazer a gestão da informação.
Acompanhe neste artigo como usá-la na tomada de decisões!
Por que você deve dar atenção à gestão da informação?
Informação é poder. Essa ideia pode até ser clichê, mas ela é mais verdadeira do que nunca. Há uma enorme quantidade de dados e fatos que influenciam diretamente o negócio. Quem souber dominar esse vasto universo terá mais capacidade de aproveitar oportunidades de mercado.
Bill Gates, fundador da Microsoft e um dos empresários mais influentes do mundo, entende que atualmente a informação é o grande diferencial no ambiente corporativo. No livro 'A Empresa na Velocidade do Pensamento', ele sintetiza essa ideia com a seguinte frase:
'Eu tenho uma crença simples, mas forte. A maneira mais significativa de diferenciar sua companhia da competição é fazer um trabalho extraordinário com a informação. Como você coleta, administra e usa a informação determinará se você vai ganhar ou perder.'
Coleta, administração e uso de dados são etapas da gestão da informação. Fica evidente a necessidade de modelar uma política voltada para essa área, que deve estabelecer o processo a ser seguido na organização. Na prática, é necessário instituir:
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coleta;
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processamento;
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armazenamento;
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classificação;
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identificação;
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compartilhamento.
A gestão da informação segue um fluxo. Por isso é importante definir que tipo de informação é estratégica para a empresa, como ela será buscada e a quem deve ser destinada. Entre uma ponta e outra, é possível incluir a etapa de organização, que engloba as já citadas — classificação e armazenamento, por exemplo.
Como usar a gestão da informação na tomada de decisão?
A gestão da informação deve servir para aprimorar a tomada de decisão na sua empresa. E é possível definir como funcionará o processo decisório. Indicamos as quatro etapas a seguir.
1. Reúna dados estratégicos
A política de gestão da informação deve promover um fluxo de obtenção e distribuição de dados estratégicos para o negócio, conforme explicamos anteriormente. Esse processo tem o objetivo de levar a informação a diferentes áreas e líderes responsáveis pela tomada de decisão. Por isso é importante definir de que maneira a informação deve chegar ao interessado.
2. Analise o mercado e o ambiente corporativo
Afinal, de que maneira essas informações influenciam o mercado como um todo e o nicho em que sua empresa está inserida? O responsável pela tomada de decisão deve ser capaz de identificar se a informação obtida representa uma oportunidade ou uma ameaça.
Aproveite essa etapa, também, para avaliar se a concorrência conhece esses dados e como está reagindo a eles.
3. Faça um diagnóstico interno
É fundamental compreender a capacidade da empresa de aproveitar a oportunidade e combater toda ameaça. Isso é possível a partir de um diagnóstico interno, que deve apresentar a relação entre a informação e o seu negócio.
4. Simule um cenário
Sabendo qual é o impacto da informação no mercado e na sua empresa, fica mais fácil simular um cenário. Essa é a etapa final do processo, pois aqui você terá em mãos tudo o que precisa para fazer sua escolha. Ela deve estar amparada nos dados e em seu efeito.
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