O marketing de conteúdo é uma estratégia eficiente para a empresa que deseja crescer no mercado virtual. Tanto que, conforme o Content Trends 2018, 73% das organizações brasileiras já adotam esse método.
A publicação de material informativo de interesse do público-alvo permite maior interação com o consumidor. Nesse campo, o blog empresarial se destaca como uma tática crucial: 70,5% dos negócios produzem conteúdo para esse canal.
Além disso, das empresas que aplicam em técnica de Search Engine Optimization (SEO), 66,1% utilizam a estratégia de produção de conteúdo para blog. Ele possibilita a captação do cliente em potencial, contribui para o aumento das vendas e ajuda a firmar um relacionamento duradouro com o público.
Pensando no resultado proporcionado pela criação desse espaço online, elencamos algumas dicas para usá-lo a seu favor. Confira!
Conheça a sua persona
Ter conhecimento sobre o perfil do público-alvo de sua empresa é fundamental para que o blog conquiste um alto número de leitores. Você deve entender qual é o interesse, a expectativa e o estilo de vida do consumidor. Só então é possível saber como suprir sua necessidade e ofertar o serviço ideal.
A partir dessa perspectiva, você pode elaborar uma estratégia mais eficiente de produção de material para o seu blog, a fim de alcançar um resultado positivo. Estude ao máximo a personalidade do cliente com o qual o seu negócio dialoga. Essa informação vai direcionar a linguagem, ajudar a encontrar um tema atrativo e até mesmo definir a frequência de postagem no blog.
Disponibilize conteúdo relevante
Após conhecer a persona, elabore conteúdo relevante, de acordo com seu interesse. Disponibilize um material de qualidade, que traga informações de grande valor prático. Com o tempo, a instituição vai ganhar a credibilidade do leitor, o que traz eficiência à divulgação do seu produto ou serviço.
Evite utilizar o blog empresarial apenas para conteúdo promocional. Vale lembrar que a página mais bem-sucedida é a que consegue despertar a curiosidade e guiar o cliente de maneira natural.
Atualize com frequência
Vale destacar que, ainda de acordo com o relatório Content Trends 2018, uma publicação em blog proporciona duas vezes mais visitantes para a empresa que realiza ação de marketing de conteúdo.
Para alcançar esse resultado, lembre-se de atualizar constantemente o seu blog. O leitor não tem interesse em acompanhar o blog de uma empresa se o conteúdo se tornar obsoleto ou se a publicação não for feita com frequência.
Para cultivar um público fiel ao seu site, é preciso fazer postagens regulares, que mantenham uma linha coerente com a estratégia de marketing estipulada no início. Mas não deixe de verificar o que o cliente deseja extrair de seu conteúdo. Assim, você pode mudar a abordagem se for necessário.
Interaja com o público
Não hesite em interagir com o público. Afinal, o diálogo entre o cliente e a empresa é fundamental para o aprimoramento do serviço e para a adaptação da estratégia de marketing ao longo do tempo.
Possibilite que o leitor comente o post e, na medida do possível, busque responder toda observação ou dúvida. Essa relação próxima gera um laço positivo e aumenta a reputação da companhia.
O uso da mídia online é fundamental para o sucesso da organização. O blog institucional consegue alcançar um elevado número de pessoas, possibilitando um relacionamento próximo com o consumidor. Isso contribui para o desenvolvimento da empresa e para o aumento de sua credibilidade no mercado.
Agora que você já sabe como usar o blog empresarial a seu favor, que tal conferir a parceria de solução e marketing digital que o Santander oferece às organizações?