Todo período de eleição tende a ser conturbado para o empresariado brasileiro, que se sente inseguro diante da nova perspectiva para a administração do país. Em 2018, o cenário não foi diferente. Entretanto, após o resultado das urnas, o empreendedor tem se mostrado confiante em relação ao próximo ano. Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae, divulgada em setembro de 2018, 67% dos pequenos empresários estão otimistas com o resultado das urnas.
Tendo em vista que a expectativa do setor empresarial influencia diretamente na perspectiva de investimento no país, elencamos algumas análises sobre o período pós-eleitoral. Confira!
O que as pesquisas revelam sobre a percepção do empreendedor?
Um dos principais motivos para o aumento do otimismo e da confiança no meio empresarial foi a mudança de governo.
Em uma perspectiva abrangente, o resultado das urnas também refletiu a busca pela renovação e o voto de protesto contra a corrupção. Por parte do empresariado, a sensação é que possa surgir uma nova estrutura favorável ao empreendedorismo.
A pesquisa feita pelo Sebrae reafirma essa ideia, demonstrando que 30% dos micro e pequenos empreendedores acreditam que a corrupção foi um dos maiores obstáculos ao crescimento do negócio em 2018. Entre os entrevistados, 7 em cada 10 apostam que o ano de 2019 será mais promissor.
O que muda no cenário brasileiro e motiva o ambiente empresarial?
A pesquisa mostra ainda que cerca de 46% dos entrevistados apontaram 2018 como o pior ano para o mundo dos negócios. Mas, quando se perguntou sobre a perspectiva futura, 67% afirmaram manter uma posição positiva.
A renovação da esperança em relação ao próximo ano está ligada à promessa reafirmada pelo governo de combate à corrupção e o compromisso firmado de estímulo ao crescimento econômico do país por meio de incentivo ao setor empresarial.
Qual é a expectativa do empresário para o próximo ano?
Diante de um cenário otimista, a expectativa é de que o empresariado brasileiro aposte em investimento para aproveitar o crescimento econômico que o contexto político promete propiciar. Dados apontados pelo Sebrae estimam que cerca de 67,1% dos empreendedores pretendem adotar uma nova medida para estimular o negócio, enquanto 52,8% desejam realizar algum tipo de investimento.
Na pequena empresa, a ação estratégica estará focada em marketing e propaganda, além da oferta de variedade de produtos ao cliente. A tendência é que haja busca pela inovação e informatização de processos para o desenvolvimento do negócio.
A transformação do cenário político e econômico afeta diretamente o ânimo do empresariado brasileiro. Por esse motivo, a eleição costuma gerar um sentimento de instabilidade em todo o eleitorado.
Mas, diante da nova perspectiva, o empreendedor tem demonstrado estar confiante em relação ao crescimento econômico do país, buscando maneiras de apostar no mercado. A expectativa é boa. Resta estar atento às propostas em busca de uma análise crítica sobre elas, para que sejam benéficas para todos.