Ter em mente qual é o propósito da sua empresa é uma questão que deve ser discutida e lembrada sempre. Muitos líderes criam seus negócios e, após alguns anos, permitem que as missões iniciais fiquem no passado. No entanto, para fortalecer a cultura organizacional e a imagem da marca, é importante que o propósito seja sólido o suficiente para resistir ao tempo e aos obstáculos enfrentados no dia a dia.
Para isso, reunimos 3 reflexões que um líder deve fazer sobre sua empresa, a fim de deixar o seu propósito mais firme e consistente. Confira:
1. O propósito da sua empresa está ligado ao seu?
Como líder, é fundamental que você seja o canal que conecte as pessoas aos objetivos e metas da sua organização. Portanto, é essencial que o propósito final da companhia esteja relacionado ao seu. Reflita sobre qual é a ligação entre a sua história pessoal e a da sua empresa. Esse é o legado que será passado para as gerações futuras de líderes, clientes, colaboradores, fornecedores, entre outros. Quais são as raízes dos seus negócios?
2. Qual é o seu plano para atingir os objetivos centrais?
Ao longo da caminhada, o empreendedor precisa resistir às pressões de curto prazo, se quiser proteger o propósito central da sua empresa. Como você estrutura esse planejamento? Algumas organizações elegem embaixadores ou tutores, que têm a missão de lembrar sempre o que a companhia representa e suas visões principais.
3. O seu propósito é específico o suficiente para ser defendido?
É importante saber que ter um propósito amplo demais torna mais difícil o processo de defesa dos valores e missões. Na hora de montar uma campanha de marketing, por exemplo, como a posição da marca será estruturada? O propósito deve ser relacionado aos objetivos comerciais e aos produtos ou serviços oferecidos.