Foto: Envato Elements
Não são apenas os jovens descolados, usuários constantes das redes sociais e consumidores das tecnologias mais recentes que fazem parte do universo de internautas brasileiros. O público real parece, na verdade, bem distante da imagem construída por boa parte das peças de publicidade.
Um estudo desenvolvido pelo Instituto Locomotiva, em parceria com a agência Grey, buscou desmistificar o acesso e o perfil de internautas brasileiros. De acordo com a pesquisa 'Os verdadeiros internautas brasileiros', a maioria dos usuários de internet no País (87%) falam somente português. Apenas 9% afirmam falar inglês e 2% se consideram fluentes no idioma.
A pesquisa também mostra que quatro em cada cinco internautas com mais de 25 anos não têm ensino superior e 67% nunca viajaram de avião.
Tais informações devem ser levadas em consideração quando uma empresa planeja qualquer tipo de comunicação com o seu público. “Do mesmo jeito que não dá mais para não olhar para a diversidade na comunicação, não dá mais para você pensar em uma campanha digital sem entender mais profundamente que a maioria dos internautas brasileiros estão no grupo dos 80% de usuários light e medium, e não os 20% de heavy users”, afirma o presidente do Locomotiva, Renato Meirelles, segundo o site Meio & Mensagem.
O próprio acesso aos conteúdos publicitários pode ser desigual para boa parte dos internautas do país. Isso porque 78% deles possuem uma renda mensal de R$ 1,5 mil e 80% costumam atingir o limite do pacote de dados do celular antes do previsto, apesar do esforço para não gastar. Propagandas que consomem muita banda, portanto, podem não ser tão efetivas.
Idade e classe
Na análise por idade, a pesquisa registrou um crescimento significativo no número de internautas com 60 anos ou mais entre 2010 e 2018: 400%. Na sequência aparece a população na faixa entre 45 e 59 anos, com alta de 186%. A classe D/E é a que mais conquistou acesso à rede, com um crescimento de 277%, seguida pela C, com alta de 87%.
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