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Quando é preciso mudar a identidade da sua marca

Foto: Shutterstock

A marca é a identidade do seu negócio. É uma coleção de valores, ideais, características e traços de personalidade da sua companhia reduzidos a um conjunto de padrões únicos. Mas, às vezes, mesmo marcas consolidadas e adoradas pelo público podem passar por crises. Elas acabam sucumbindo à passagem natural do tempo ou começam a não agradar os consumidores da forma que faziam em outras épocas.

Nesses casos, recriar a marca pode ser uma boa ideia, trazendo um novo conceito ou modernizando o visual que ficou ultrapassado. Por outro lado, trazer uma nova identidade visual no momento errado pode colocar a imagem da empresa em perigo. Então, como é possível identificar a melhor hora para mudar a cara da companhia?

Não recrie o visual da marca sem motivo

Recriar a marca da sua empresa não é algo que pode ser feito por simplesmente parecer uma boa ideia. A marca é o alicerce de todas as outras ações de marketing e estratégias de comunicação, portanto, fazer uma mudança na marca afetará a companhia como um todo. Além disso, um dos fatores mais importantes para uma marca de sucesso é a consistência. Se você muda muito e com certa regularidade ou momentos inoportunos, você pode interferir na lealdade do cliente à sua empresa.

Para ajudar a descobrir se a companhia precisa de uma reestruturação de marca e aprender a identificar o momento certo de colocar essa mudança em prática, confira os 5 principais sinais:

1. Sua imagem está ultrapassada
Sua marca pode estar precisando mudar simplesmente porque está ultrapassada. Tendências de design mudam rapidamente fazendo com que as fontes, cores e formas que foram descoladas há 10 anos atrás não sejam mais agora. Nesses casos, a essência da marca pode ser mantida, adicionando alguns toques de inovação, atualizando formatos, estilos e outros elementos visuais.

2. Você quer atingir um novo mercado consumidor
Uma marca com mensagem eficaz é aquela que foi criada considerando os desejos e gostos do seu público-alvo. No entanto, se houver uma mudança no mercado consumidor da empresa, é preciso reestruturar a marca para que ela passe a impactar os novos clientes. Uma marca que costumava ser destinada a mulheres de meia idade, por exemplo, precisa passar por uma revisão se quiser começar a impactar jovens do sexo masculino.

3. A concorrência está ameaçando os negócios
Mudar sua marca pode ser também uma estratégia defensiva, para proteger os negócios de uma nova concorrência. Por exemplo, se uma nova companhia surge em um mercado semelhante ao seu, os consumidores ficarão confusos sobre onde comprar. Você pode se diferenciar criando uma nova imagem mais moderna, impactante e apelativa.

4. Suas missões e valores mudaram
A missão e os valores de uma empresa ditam como a marca e os negócios se desenvolvem. Se eles mudarem, sua marca também precisa mudar. Se sua empresa decide começar a fabricar mais opções de produtos eco-friendly, por exemplo, você precisa reestruturar a comunicação visual para que converse com essa nova proposta.

5. Sua marca original é ruim
Se sua marca foi criada juntamente com o início dos negócios, quando o budget ainda não podia cobrir gastos com boas agências de criação, é possível que ela não seja bonita e apelativa o suficiente. Nesses casos, aposte em uma mudança profunda de identidade.

Vou mudar minha marca, e agora?

Se você detectou uma necessidade real de mudar sua marca, veja algumas estratégias essenciais para dar o próximo passo nesse processo:

1. Identifique suas metas
Assim como é feito em qualquer estratégia de marketing, você precisa, primeiramente, identificar quais são suas metas com essa mudança. Você quer reconstruir a marca do zero ou apenas modernizá-la? Você quer impactar um novo público ou apenas revitalizar a imagem para seus atuais consumidores?

2. Trabalhe com profissionais
Assim que estabelecer os objetivos com a mudança, escolha um bom profissional para tocar o projeto.

3. Anuncie a mudança com antecedência
Não deixe seus consumidores às cegas; prepare-os gradativamente para a mudança, criando anúncios, uma data de lançamento, promoções e outras estratégias para comunicar a novidade.

Algumas marcas são capazes de se manterem iguais durante muitos anos. Outras são submetidas a períodos de rápida evolução e outras mudam em alguns intervalos de tempo, de acordo com a necessidade. Quando se trata de reestruturação de marca, não há um caminho certo ou errado. Há somente aquilo que é mais apropriado para impactar os clientes. Se a marca não está cumprindo seu papel, sem atingir positivamente o consumidor e representar a visão da companhia, então ela precisa mudar.

 

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