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Público 60+: Como atrair para o seu pequeno negócio

Dos 210 milhões brasileiros, 37,7 milhões são pessoas idosas, ou seja, têm 60 anos ou mais. Trata-se de uma população muito importante para a economia: 18,5% ainda trabalham e 75% contribuem para a renda de onde moram. Os dados são de fevereiro de 2021 e fazem parte de uma pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Eles deixam claro o quanto é importante você ter estratégias para atrair os 60+ para o seu negócio. Confira quatro dicas para te ajudar:

1) Não subestime ou infantilize o idoso no momento do atendimento

Ignorar uma pessoa idosa que entra em seu estabelecimento só por sua idade avançada é um erro. Seja prestativo, resolva dúvidas e demonstre disposição para ajudar no que for preciso. 
Um ponto essencial é não infantilizar o atendimento, tratando como se o idoso fosse uma criança, usando diminutivos ou adotando um tom paternal/maternal. Mesmo que bem-intencionada, essa é uma atitude muito desrespeitosa. 

2) Deixe seu negócio acolhedor e acessível

O envelhecimento é algo natural e isso implica em dificuldades naturais e mobilidade física. Por isso, avalie se seus produtos estão em locais de fácil acesso, garanta um bom número de vagas reservadas para idosos e instale elevadores no caso de locais com escadas. Quando possível, disponibilize também cadeiras para que a pessoa idosa possa descansar enquanto o vendedor finaliza a compra.

3) Atenção aos detalhes no seu e-commerce

Enquanto os jovens nascidos na era da tecnologia são mais seguros para fazer compras online, as pessoas com mais de 60 anos geralmente são mais desconfiadas. Por isso, ofereça o máximo de informações possíveis sobre um produto em sua loja virtual. Coloque várias imagens, inclua vídeos de “como usar”, capriche na descrição do item. O layout deve ser muito simples e intuitivo, com ícones e botões grandes e maior contraste nas cores. Evite excesso de abas, filtros e processos para finalizar a compra. O mesmo vale para o cadastro: quanto mais simples e direto, melhor. Estimule, ainda, as recomendações de outros clientes, especialmente os clientes idosos. Isso ajuda a estabelecer uma confiança com sua marca.

A melhor maneira de saber se sua loja online é amigável para uma pessoa idosa é convidar alguém com mais de 60 anos para testar e acompanhar todo o processo de escolha e compra, sem ajudá-la, e, ao final do processo, perguntar quais foram as maiores dificuldades.

4) Trabalhe o marketing para este público

Para realmente alcançar as pessoas com mais de 60 anos, sua comunicação precisa conversar com este público. Aposte em ações de marketing específicas. Muito cuidado na linguagem. Nada de apresentar a velhice como uma idade de limitações e perdas ou mesmo fazer representações cômicas a respeito da idade. A Dínamo Editora, em parceria com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, produziu uma publicação voltada para jornalistas sobre a cobertura do envelhecimento, que tem dicas que você pode aproveitar para saber a melhor forma de se comunicar com este público. Uma das dicas, por exemplo, é não usar termos como “melhor idade” ou “idade do ouro”: “terceira idade é uma maneira de classificar os anos vividos na velhice. Não significa, no entanto, que sejam os melhores”, destaca a publicação.

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