Se você busca dicas para aplicar o conhecimento ao seu alcance, está no lugar certo. Neste artigo, vamos ensinar a utilizar dados com livre acesso para fortalecer sua presença de mercado e embasar decisões.
Trabalhar com dados sem investir em big data: entenda como
Big data é, sem dúvida, uma tendência. Grandes empresas estão apostando cada vez mais no poder dos dados e investindo pesado para conquistar a vanguarda das estratégias ligadas a esse recurso.Embora seja eficiente, big data não é a única maneira segura de incorporar o conhecimento de dados ao negócio. Afinal, muito antes das ferramentas contemporâneas de registro e armazenagem de informação, as pesquisas de mercado já forneciam insights importantes à tomada estratégica de decisão.
Por isso, uma empresa em desenvolvimento também pode se beneficiar de uma pesquisa — seja ela de tendências, de preferências ou de consumo — e dispor de dados seguros para potencializar a operação.
Os levantamentos divulgados gratuitamente pelo IBGE, por exemplo, permitem que o gestor analise o mercado de modo amplo, extraindo o que é interessante para o crescimento de sua empresa.
Aproveitando dados disponíveis: utilize pesquisas do IBGE
Não há nada de errado em aproveitar aquilo que já está disponível na internet para atualizar (ou até reformatar) a estratégia do negócio. Na verdade, é bastante inteligente empregar dados recentes na composição de uma tática empresarial.Como já foi mencionado, o IBGE é uma fonte confiável que, periodicamente, publica conteúdos que podem auxiliar nos desafios de mercado. Confira algumas possibilidades!
Segmentação de mercado
Uma pesquisa demográfica pode ajudar o gestor a identificar o público-alvo, observando características como sexo, faixa etária, grau de instrução, profissão e região de residência.Essas informações contribuem, por exemplo, para estimar o potencial de mercado de um produto, considerando que sua adesão é maior em determinado perfil populacional (tal como homens de 25 a 35 anos residentes em São Paulo).
Prospecção de cliente
Também ligada à pesquisa demográfica, a oportunidade de prospectar clientes por meio dos dados emitidos pelo IBGE é relativamente simples, embora muito produtiva. A concentração populacional (no caso de vendas B2C) e a atividade empresarial (no caso de atuação B2B) são informações contempladas, por exemplo.Ao aplicar esse conhecimento na prospecção de cliente, é possível operacionalizar o processo de maneira qualificada, melhorando o resultado de captação.
Definição de preços
A precificação de um produto ou serviço também pode ser ajustada de acordo com dados do IBGE. Faixa de renda e hábito de consumo são informações recorrentemente apresentadas nas pesquisas da entidade.
Ao entender que seu público-alvo ganha até dois salários mínimos e costuma comprar um produto semelhante ao seu apenas uma vez ao mês, você é capaz de cruzar o custo de produção com a demanda de mercado, alinhando sua necessidade ao desejo do cliente.
Contar com as pesquisas do IBGE abre um horizonte promissor para a construção da estratégia empresarial. Aproveite para conhecer outras pesquisas que podem ser úteis para o seu negócio!