Engana-se quem pensa que um empreendedor é apenas aquele que é dono do próprio negócio. A partir do momento em que você gera uma solução que irá ajudar outras pessoas, você está empreendendo. É o que acredita o cofundador da Opt-Inn, Marcos Paulo. "É possível empreender dentro das empresas desde que você olhe as oportunidades e encontre os recursos necessários", explica ele.
Segundo Marcos Paulo, o "intraempreendedorismo" ainda é um assunto pouco explorado cientificamente, mas há diversos cases de sucesso. O Post-it, por exemplo, surgiu a partir de uma ideia de Arthur Fry, na época cientista da 3M, que fabricou o primeiro produto no porão de sua casa. "Uma solução inovadora deve ser boa para as pessoas, interessante para os negócios e tecnicamente viável".
O papel das empresas
De acordo com o cofundador da Opt-Inn, as companhias precisam funcionar como um agente motivador e fomentar a cultura empreendedora, estimulando os seguintes elementos:
 
 1. Garantir autonomia e confiança;
 2. Ter mais apetite ao risco;
 3. Estimular novas ideias;
 4. Investir em pesquisa;
 5. Fomentar equipes multidisciplinares;
 6. Recompensar;
 7. Apoio dos líderes.
 
 Como fazer tudo isso? Para Marcos Paulo, a cultura empreendedora só será estabelecida com estratégias e ações implantadas no dia a dia das equipes. Para isso, ele acredita que são importantes uma gestão específica, programas para incentivar o potencial dos funcionários e concursos internos.
 
 O papel das pessoas
  Criar uma cultura empreendedora é uma tarefa que não depende apenas do posicionamento da organização, mas também das atitudes dos colaboradores. Veja a seguir 4 dicas de Marcos Paulo para contribuir com este processo:
  
1. Enxergar oportunidades
Tente ver oportunidades onde os demais veem problemas. Para isso, faça reuniões focadas no tema, busque referências, anote suas ideias e crie um bom repertório de conhecimento.
  
2. Aceitar riscos e aprender
Resolva um problema por vez, não julgue os erros dos outros, faça muitos testes e desmistifique seus medos.
  
3. Ter a visão do todo
Tente imaginar se a empresa fosse sua, como você agiria? Além disso, busque conhecimento, fale com a liderança, entenda os concorrentes diretos e indiretos e meça resultados.
4. Desejo por autonomia
Seja proativo, esqueça os culpados, assuma responsabilidades e cumpra o que foi acordado.
 
             
					 
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        