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Como criar uma cultura empreendedora nas empresas



Engana-se quem pensa que um empreendedor é apenas aquele que é dono do próprio negócio. A partir do momento em que você gera uma solução que irá ajudar outras pessoas, você está empreendendo. É o que acredita o cofundador da Opt-Inn, Marcos Paulo. "É possível empreender dentro das empresas desde que você olhe as oportunidades e encontre os recursos necessários", explica ele.

Segundo Marcos Paulo, o "intraempreendedorismo" ainda é um assunto pouco explorado cientificamente, mas há diversos cases de sucesso. O Post-it, por exemplo, surgiu a partir de uma ideia de Arthur Fry, na época cientista da 3M, que fabricou o primeiro produto no porão de sua casa. "Uma solução inovadora deve ser boa para as pessoas, interessante para os negócios e tecnicamente viável".

 

O papel das empresas

De acordo com o cofundador da Opt-Inn, as companhias precisam funcionar como um agente motivador e fomentar a cultura empreendedora, estimulando os seguintes elementos:

1. Garantir autonomia e confiança;
2. Ter mais apetite ao risco;
3. Estimular novas ideias;
4. Investir em pesquisa;
5. Fomentar equipes multidisciplinares;
6. Recompensar;
7. Apoio dos líderes.

Como fazer tudo isso? Para Marcos Paulo, a cultura empreendedora só será estabelecida com estratégias e ações implantadas no dia a dia das equipes. Para isso, ele acredita que são importantes uma gestão específica, programas para incentivar o potencial dos funcionários e concursos internos.



O papel das pessoas

Criar uma cultura empreendedora é uma tarefa que não depende apenas do posicionamento da organização, mas também das atitudes dos colaboradores. Veja a seguir 4 dicas de Marcos Paulo para contribuir com este processo:
 

1. Enxergar oportunidades

Tente ver oportunidades onde os demais veem problemas. Para isso, faça reuniões focadas no tema, busque referências, anote suas ideias e crie um bom repertório de conhecimento.
 

2. Aceitar riscos e aprender

Resolva um problema por vez, não julgue os erros dos outros, faça muitos testes e desmistifique seus medos.
 

3. Ter a visão do todo

Tente imaginar se a empresa fosse sua, como você agiria? Além disso, busque conhecimento, fale com a liderança, entenda os concorrentes diretos e indiretos e meça resultados.

 

4. Desejo por autonomia

Seja proativo, esqueça os culpados, assuma responsabilidades e cumpra o que foi acordado. 

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