Provavelmente, você já entrou em contato com uma marca por canais diferentes e teve a sensação de que o serviço não foi prestado pela mesma companhia. Isso jamais aconteceria em uma estratégia omnichannel. Sabe por quê?
Hoje, toda empresa está transformando a compra em uma experiência cada vez mais prática com auxílio da tecnologia. O resultado é animador: cliente satisfeito, comunicação eficaz e grande retorno sobre o investimento.
Leia o artigo até o final para entender do que se trata!
Entenda o que é omnichannel
O prefixo “omni” veio do latim e significa “tudo”, enquanto “channel” é uma palavra de origem inglesa que pode ser traduzida como “canal”. Ou seja, o sentido mais aproximado do termo omnichannel é conhecido como “todos os canais”.
Em outras palavras, isso quer dizer que todos os pontos de contato permanecem interligados simultaneamente, funcionando com igual eficiência. Por exemplo, o usuário pode visitar a loja física, mas fazer a compra da mesma oferta pelo site, aplicativo e rede social — ou vice-versa.
Esse recurso também permite que ele compre via e-commerce e retire o produto na loja mais próxima de casa. Sem burocracia! Afinal, a ideia é oferecer um atendimento padrão de excelência, até porque a marca é uma só e precisa transmitir esse sentimento de unidade.
Conheça os principais benefícios de unificar os canais
Imaginou o potencial que essa estratégia tem para revolucionar o resultado do seu negócio? Para não ficar na dúvida, confira os benefícios de implementá-la e tenha ótimos insights.
Ajuda a otimizar a comunicação
O marketing que integra todos os canais é mais eficiente que o restrito apenas a um. As ações conjuntas causam um impacto maior na visibilidade da marca.
Não importa se a pessoa compra pelo site, faz uma pergunta no chat ou visita a loja pessoalmente: todo processo é unificado e ela recebe o mesmo tratamento.
Promove a satisfação do público-alvo
Colocar o omnichannel em prática promove uma experiência de compra satisfatória. Isso acontece porque o consumidor tem autonomia para escolher sua forma preferida de entrar em contato, tirar sua dúvida ou resolver uma pendência. Tudo com mais agilidade e sem chateação.
Fortalece o retorno sobre o investimento
Essa ação proporciona o crescimento do retorno sobre o investimento. Como os canais estão conectados, as ferramentas e os atendentes ficam alinhados no mesmo objetivo. Assim, problemas como retrabalho ou desperdício de tempo e dinheiro não se repetem como no atendimento comum.
Oferece mais opções de coleta de dados
Outra vantagem do sistema omnichannel é o fato de o consumidor acessar vários pontos de contato. Isso amplia as possibilidades de você coletar dados importantes sobre preferências, histórico de compra e outros.
Sendo assim, é possível ganhar uma vantagem competitiva em relação ao concorrente que não trabalha com essas informações.
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