Busca
Agronegócio Empreendedorismo

O que Uber e Airbnb podem ensinar a uma PME

Foto: Shutterstock

O ambiente corporativo vem apresentando transformações e quebras de paradigmas com relação à gestão dos negócios ao redor do mundo. Hoje, as mudanças, tecnológicas ou não, podem fazer parte tanto da vida de grandes corporações, como de empresas de porte menor, como uma startup.
 
De acordo com o coordenador do MBA em Gestão Empresarial e MBA em Empreendedorismo da Fundação Getulio Vargas (FGV), Marcus Quintella, no Brasil, a maioria das PMEs ainda pratica modelos de gestão clássicos ou tradicionais, baseados em culturas familiares e em conceitos hierárquicos. Outra parte, ainda não muito significativa, já utiliza um modelo de gestão moderno e com foco mais humanístico, em que a preocupação com as pessoas é importante. Uma pequena fração apresenta uma gestão contemporânea, com uma visão corporativa sistêmica e comportamental, direcionada para as pessoas e o ambiente empresarial. Já uma parcela muito pequena pratica o modelo de gestão participativa e meritocracia, por competências, baseado no conhecimento e com forte cultura organizacional. 'Esse modelo inovador de gestão vem sendo adotado com sucesso por empresas de tecnologia como Google, Airbnb e Uber, e pode servir de exemplo para as PMEs brasileiras', diz.

Segundo Quintella, essas companhias utilizam um modelo de gestão baseado na força de trabalho, que não deve ser encarado como um modismo: 'tudo indica que essa mudança de paradigma chegou para ficar'. Embora não seja possível generalizar, ele explica que dá para identificar alguns pontos em comum que podem servir como ensinamentos para as PMEs do País. 'Como o mercado está cada vez mais competitivo e as mudanças sociais e tecnológicas ocorrem em ritmo alucinante, as PMEs devem se sentir desafiadas a mudar também e de forma acelerada, senão, correm o risco de ficarem para trás ou mesmo não sobreviverem'. Por isso, Quintella defende que as organizações devem romper barreiras, quebrar paradigmas e partir para a inovação.

A seguir, o especialista enumera 5 lições que podem ser aprendidas e inseridas na rotina da sua empresa:

1. Saiba aproveitar os benefícios das tecnologias 
Informatize a sua companhia e crie a sua própria Tecnologia da Informação (TI), a fim de tornar a empresa estável e ágil no mercado. 'Isso servirá para manter um funcionamento eficaz dos sistemas internos, assim como interagir com o mercado concorrente a partir de análise de dados, planejamento financeiro e de marketing, entre outras atividades'. Além disso, estude incansavelmente o seu público consumidor por meio de ferramentas tecnológicas poderosas como o Big Data.

2. Valorize a cultura organizacional
Estabeleça uma cultura possível e confiável, na qual os valores, as metas e premiações alcancem toda a equipe. 'É importante haver clareza quanto às práticas de governança e aos critérios eliminatórios nas escolhas dos colaboradores. Mostre o tipo de comportamento que a sua companhia espera dos colaboradores e quais são seus direitos e deveres.'

3. Individualize as pessoas
Utilize uma política de recursos humanos menos generalista e que privilegie os times com melhores performances. 'Ofereça as mesmas vantagens a todos, inclusive à diretoria, independentemente da posição hierárquica na empresa'. Quintella sugere que a organização invista na satisfação dos colaboradores, mas seja exigente na hora de cobrar os resultados.

4. Invista na capacitação do colaborador
Segundo o especialista, é interessante ter um comitê de colaboradores para atuar na avaliação de cada membro da equipe e para participar das tomadas de decisão relacionadas a aumentos salariais, planos de benefícios, promoções e bônus. 'Crie, por exemplo, um banco interno de ideias sobre fidelização de clientes, melhorias de processos, reduções de custos, ações de marketing. Premie as melhores ideias, promova eventos esportivos e sociais para seus funcionários e invista em treinamentos e cursos técnicos.'

5. Ouça o público-alvo
Crie um canal para conhecer os anseios de seus clientes consumidores, de forma que sua PME possa entender o mercado consumidor: 'não há como manter um produto ou serviço de forma estática, pois o concorrente está se movimentando e lançando novos produtos. Utilize a TI para criar um canal com o cliente.'


Leia também:
» Como uma PME pode se diferenciar no mercado
» O que o EcoCommercial Building pode ensinar sobre sustentabilidade nas empresas

 

 

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.