Seu negócio está crescendo e você deseja expandi-lo para outros locais? Franqueá-lo pode ser uma boa opção: criar uma rede de franquias significa replicar um modelo de negócio e atuar em outros lugares. A prática consiste no franqueador, detentor da marca, oferecer, para investidores, a gestão de outras unidades da empresa – e os dois saem lucrando com a aquisição.
O sucesso de uma rede de franquias, no entanto, depende de uma série de fatores. Saiba o que se perguntar antes de franquear seu negócio:
1. ESTOU PRONTO PARA ABRIR MEU NEGÓCIO?
Quem deseja fraquear o negócio precisa estar ciente de que vai compartilhar o segredo da sua empresa e que outros empresários se apropriarão da marca. Você está realmente pronto para isso? A ideia de expor todo o funcionamento da organização não soa bem para alguns empreendedores, por isso, é importante se autoanalisar antes de tomar a decisão final.
2. ESTOU PREPARADO PARA ASSUMIR UM PAPEL DE LÍDER?
Mesmo que não haja vínculo empregatício entre franqueado e franqueador, o dono do negócio terá que exercitar um papel de líder para organizar e manter em ordem todas as franquias, afinal, administrar uma rede implica, também, em gerenciar conflitos.
O empreendedor, além de estar apto a lidar com diferentes perfis profissionais, precisa estar ciente que seu modo de trabalhar e agir poderá ser seguido por outros empresários – donos das novas franquias –, por isso, a forma mais eficaz de liderar é atuando da maneira que gostaria que os liderados atuassem.
3. MEU NEGÓCIO É ATRATIVO?
Antes de decidir franquear um negócio, é preciso questionar-se: será que o mercado aceitaria bem a rede de franquias? Há oportunidade de crescimento? O negócio é valioso o suficiente para outros empreendedores investirem nele? O investidor terá um retorno positivo se adquirir uma franquia?
A empresa precisa ser experiente e o empreendedor precisa dominar o mercado que atua para passar confiança aos investidores; já os processos da organização precisam estar mapeados, estruturados e prontos para serem botados em prática – caso contrário, os interessados não se sentirão seguros em adquirir uma unidade.
4. COMO SELECIONO OS FRANQUEADOS IDEAIS?
O empreendedor precisa criar um processo seletivo para os interessados em adquirir uma franquia, afinal, os franqueados também serão responsáveis pela imagem da marca no mercado. É fundamental que o dono do negócio entreviste cada empresário presencialmente e analise seu histórico pessoal e profissional – atentando-se para fundos e créditos. Definir requisitos básicos e selecionar pessoas por meio deles pode facilitar o procedimento.
5. ESTOU CIENTE DE QUE O LUCRO PODE DEMORAR A APARECER?
Entrar no ramo de franquias não significa ganhar dinheiro rapidamente. Empresas que só querem franquear seu negócio por conta do lucro definitivamente não farão sucesso – é preciso ter paciência, afinal, franqueados também terão participação no rendimento.
Para que a rede seja bem-sucedida, é preciso investir não só em sua expansão, como também no suporte aos novos franqueados. O empreendedor ainda terá despesas com suporte jurídico, consultorias e marketing. Em razão disso, os resultados iniciais certamente serão negativos. Mas, com o tempo, mais pessoas tendem a adquirir as franquias e a rede tende a ficar mais madura, garantindo um posicionamento positivo no mercado.
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