O Natal é um dos momentos mais esperados do ano para o comércio varejista. Afinal, diversos segmentos aproveitam o aumento da procura por seus produtos para obter bons resultados.
Para que as marcas consigam entregar uma boa experiência aos consumidores neste período, algumas atitudes devem ser tomadas — especialmente quando o assunto é alcançar destaque em relação à concorrência.
Se você está buscando as melhores dicas para preparar sua empresa para o Natal, saiba que o Programa Avançar está pronto para te ajudar no planejamento.
Quer saber como? Confira as dicas abaixo!
Quando é o Natal em 2024?
No Brasil, o Natal é comemorado no dia 25 de dezembro de cada ano. Em 2024, a data cairá em uma quarta-feira.
As celebrações costumam começar na véspera, por meio da tradicional ceia de Natal.
O que mais vende no Natal?
Além de itens especialmente voltados para a data, muitos outros tipos de produtos conquistam destaque entre os consumidores, que aproveitam a comemoração para presentear seus entes queridos.
Confira as opções mais buscadas:
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Alimentos natalinos (como panetone, peru, chester e passas);
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Bebidas;
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Decoração de Natal;
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Roupas e calçados;
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Acessórios;
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Eletrônicos;
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Perfumes e cosméticos;
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Brinquedos.
10 melhores dicas de como preparar sua empresa para o Natal
O fim de ano representa boas oportunidades de venda para grande parte das empresas. Para aproveitar a data da melhor forma possível, algumas estratégias devem ser colocadas em prática.
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Planeje ações com antecedência
Boas estratégias só funcionam se houver planejamento. Sendo assim, em um tempo hábil antes da data, você deve:
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Fazer uma pesquisa de público-alvo para estar por dentro das preferências do consumidor para o seu segmento durante a data;
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Analisar o histórico de resultados da sua empresa em anos anteriores;
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Buscar entender as ações realizadas pelos seus concorrentes em anos anteriores;
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Estudar tendências de mercado para trazer novidades interessantes para a comemoração;
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Criar metas de venda com base em projeções realistas.
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Prepare o seu estoque
Seu negócio deve ter uma quantidade suficiente de mercadorias para atender a demanda — que costuma ser significativamente maior no Natal.
Por isso, busque novos fornecedores que tenham preços e prazos adequados às suas necessidades. Assim, você não corre o risco de perder vendas por falta de produtos.
3. Invista em um bom atendimento
Por mais que um atendimento de excelência seja essencial o ano todo, datas comemorativas exigem uma atenção ainda maior para que nenhuma parte da jornada do cliente seja prejudicada.
Além de investir em treinamentos para o time, você deve avaliar a necessidade de contratar mais funcionários caso o movimento aumente de forma expressiva.
4. Faça uma decoração de Natal
No caso de estabelecimentos físicos, criar um ambiente festivo para incentivar os clientes a entrarem no clima natalino é uma excelente escolha. Selecione cada detalhe com base no seu público-alvo e evite exageros para evitar a poluição visual.
5. Crie presentes atrativos para a data
Em determinados nichos, é interessante unir criatividade e estratégia para atender aqueles que desejam presentear alguém na data.
Uma loja de chocolates, por exemplo, pode investir em produtos temáticos de Natal. Já uma loja de perfumes tem a opção de oferecer diversas opções de kits para todos os gostos.
Desde lembrancinhas até os grandes presentes, é possível suprir diversos tipos de necessidades.
6. Invista em divulgações virtuais
Com a internet se tornando cada vez mais presente no nosso cotidiano, a presença nas mídias sociais é fundamental. Pensando nisso, é interessante investir em divulgações online, criando ações exclusivas para compras digitais.
Você pode, por exemplo, oferecer um cupom específico de Natal para quem fizer compras no site da sua empresa. Para divulgar a ação e atrair novos clientes, conte com as redes sociais e campanhas de publicidade online via Google Ads e/ou Instagram Business.
7. Capriche na exibição dos produtos
Tanto de forma online quanto presencial, o modo como os produtos são expostos pode impactar a percepção do consumidor (seja de forma positiva ou negativa).
Uma vitrine atrativa é fundamental para criar desejo. Também é válido capturar fotos e vídeos com boa iluminação e ângulos estratégicos para divulgar via site e redes sociais.
8. Utilize gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são estímulos psicológicos utilizados para que os clientes se sintam motivados a tomar uma decisão de compra.
Um dos métodos mais conhecidos desta estratégia é o senso de urgência. Isto é, criar a sensação de que um produto pode ser adquirido em condições especiais por tempo limitado. Para isso, você pode usar expressões que incentivam ações instantâneas, como: “último dia”, “só até hoje” e “oportunidade imperdível”.
Vale ressaltar que, para este tipo de divulgação, você realmente deve oferecer vantagens especiais válidas somente para o Natal. Caso contrário, o seu negócio pode acabar perdendo a credibilidade.
9. Diversifique formas de pagamento
Para oferecer uma experiência satisfatória ao seu cliente, é interessante que ele possa escolher entre diversas formas de pagamento. O cartão de crédito, por exemplo, é importante para possibilitar o parcelamento, enquanto o Pix pode ser uma forma prática e rápida de finalizar uma compra.
Em outras palavras, perder uma venda por não aceitar uma determinada forma de pagamento não é uma sensação nada agradável. Sendo assim, caso você ainda precise implementar novas opções, este é o momento de agir.
10. Atente-se ao pós-venda
O foco em vender mais não pode prejudicar a experiência de quem já comprou. Para alcançar a fidelização de clientes, você deve oferecer um bom atendimento em diversos canais, além de se organizar para cumprir os prazos de entrega estabelecidos.
Após a data, analise o seu desempenho
Como mencionamos anteriormente, estabelecer metas é um passo importante para se preparar para as vendas de Natal. Quando a data passa, portanto, chega o momento de analisar os resultados obtidos, identificando o sucesso de suas ações e pontos a serem melhorados para os próximos anos.
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