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Metodologia OKR: você já está usando essa tendência?

Você já ouviu falar na metodologia OKR? O nome é sigla para Objectives and Key Results, isto é, Objetivos e Resultados-chave. De forma resumida, é uma metodologia para o estabelecimento de metas.

Neste artigo, você vai conferir as principais características da metodologia OKR. Assim vai ficar mais fácil aplicá-la na sua empresa e alavancar seus resultados. Confira!

A história da metodologia OKR

A metodologia OKR foi criada por John Doerr, que a apresentou à liderança da Google em 1999, enfatizando a importância de ter objetivos ambiciosos e específicos. Ela vem sendo utilizada pela empresa desde então, e foi adotada por várias outras.

Ela é importante porque resolve dois problemas do mundo corporativo. O primeiro é que as metas são definidas de maneira aleatória ou vaga e, com isso, não colaboram realmente para a evolução do negócio. O segundo é que não existe engajamento dos colaboradores com as metas organizacionais.

Formato e exemplos de OKR

O formato básico de um OKR é: um objetivo e três resultados-chave. O objetivo tende a ser amplo, enquanto os resultados apontam como o objetivo será atingido. Para ficar mais fácil de entender, confira os exemplos a seguir.

OKR de Vendas

Objetivo: zerar o estoque

Resultados-chave:

?      aumentar em 30% o ticket médio dos clientes atuais;

?      conquistar 100 novos clientes;

?      reativar 10% dos clientes inativos.

OKR de Marketing

Objetivo: desenvolver uma audiência apaixonada pela marca

Resultados-chave:

?      aumentar em 40% o número de compartilhamentos de conteúdo nas redes sociais;

?      dobrar o número mensal de comentários no blog;

?      conseguir mais 20% de inscritos na lista de e-mail da empresa.

Características da metodologia OKR

O objetivo deve ser simples

Atenção! Simples não é sinônimo de fácil. O que queremos dizer é que, dentro da metodologia OKR, o objetivo deve ser expresso de maneira clara e direta. Se não for possível explicá-lo (e entendê-lo) em poucas palavras, é porque você ainda não chegou ao objetivo central. Então, pense mais um pouco.

O objetivo deve ser motivador

É por isso que ele não pode ser fácil. Um objetivo que motiva é aquele que apresenta um desafio. É por isso que John Doerr defendia as metas ambiciosas. Elas despertam o senso de competitividade da equipe, fazendo com que ela abrace a proposta — e aumentando a probabilidade de sucesso.

O objetivo deve ser mensurável

Só podemos dizer se houve ou não sucesso quando o objetivo é mensurável — ou seja, quando é possível aplicar uma métrica para determinar o progresso. Portanto, um objetivo simples e motivador ainda não é o suficiente para a metodologia OKR. Se ele não pode ser avaliado em números, implementá-lo é perda de tempo.

Vale dizer que, embora o objetivo em si possa parecer muito amplo, é nos resultados-chave que você determina como ele será mensurado.

O objetivo deve ser top-down e bottom-up

Isso quer dizer que o objetivo deve ser definido por meio de um processo duplo. Por um lado, ele parte da equipe (bottom-up, isto é, de baixo para cima); por outro, da gestão (top-down, de cima para baixo). Dessa maneira, garante-se ao mesmo tempo o engajamento dos colaboradores e a relevância do objetivo para a estratégia da empresa.

E então, deu para entender a base da metodologia OKR? Está pronto para implementá-la na sua empresa? Essa é uma metodologia prática, sem grandes obstáculos, e que pode trazer um resultado impressionante.

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