Quer uma ferramenta simples, gratuita, intuitiva, rápida e eficaz para analisar o seu pequeno negócio e tornar a tomada de decisão mais assertiva? Aposte na matriz S.W.O.T. (ou F.O.F.A. em português).
Instrumento bastante apropriado para ser utilizado em momentos de grandes transformações e de necessidade de adaptação. Ela ajuda a avaliar, com maior profundidade, os cenários resultantes das grandes mudanças trazidas pela crise sanitária mundial para sua empresa e identificar os pontos principais aos quais sua empresa precisa ficar atenta nessa etapa de flexibilização das medidas de isolamento (e todas as outras que virão). Saiba mais e descubra como usar:
O que é a Matriz S.W.O.T. / F.O.F.A.?
S.W.O.T. é uma sigla para indicar as palavras em inglês strengths, weaknesses, opportunities e threats. Em português se equivale a forças, oportunidades fraquezas, e ameaças, formando a sigla F.O.F.A. Nesse contexto:
- Força é aquilo que é positivo no presente
- Oportunidade é aquilo que poderá ser positivo no futuro
- Fraqueza é aquilo que é negativo no presente
- Ameaça é aquilo que poderá ser negativo no futuro
Como fazer?
Tradicionalmente, usa-se a representação gráfica:
Fatores internos (Controláveis) |
Fatores externos (Incontroláveis) |
|
Pontos Fortes | Forças | Oportunidades |
Pontos Fracos | Fraquezas | Ameaças |
A principal tarefa é levantar o maior número possível de aspectos para cada quadrante. Isso porque quanto mais completo for o levantamento, mais precisa será a análise e, assim, melhor a tomada de decisão.
Quais aspectos vale analisar?
Tente elencar tudo que está envolvido no sucesso do seu pequeno negócio e em que quadrante se encaixaria. Confira uma lista de exemplos do que avaliar:
- Clientela – número de clientes atuais, se há oportunidades de aumento ou condições que possam reduzir o volume atual
- Equipe – nível de treinamento e engajamento da equipe, rotatividade, disponibilidade de mão de obra no mercado, presença de algum profissional-chave cuja saída pode gerar instabilidade para o negócio etc.
- Localização ou processo logístico – ponto em local de boa movimentação ou não; custo e eficiência da logística
- Legislação – regulamentações que impactem o funcionamento de forma favorável ou tragam restrições
- Novas tecnologias – inovações em curso que podem auxiliar o negócio ou provocar uma mudança que impacte a relevância do produto ou serviço
- Demandas sociais – mudança comportamental ou de consumo que favoreça o seu negócio ou venha a reduzir sua clientela
- Concorrentes – houve diminuição no número de players ou há novos entrantes no mercado
- Fornecedores – qual o grau de facilidade de encontrar novos fornecedores, como é a flexibilização na negociação, está havendo problemas na cadeia de fornecimento
- Mix de produtos – está adequado às demandas do consumidor, pode ser incrementado ou alterado
- Capacidade de produção – há condições de atendimento no caso de aumento de oferta ou não
- Preços – estão sofrendo pressões pelo aumento de custos, a margem de lucro satisfatória ou não
- Marketing – estratégia se mostra eficiente e consolidada ou são necessários ajustes
- Infraestrutura – atende o necessário ou é preciso prever novos investimentos
Como fazer uma boa análise?
O mais importante para a construção de uma boa matriz F.O.F.A. é a honestidade. Não minimize as fraquezas ou superestime as forças. Cuidado para não cair na armadilha do pessimismo ou do otimismo. Seja realista.
Outro ponto importante é evitar os exageros. É claro que é possível imaginar muitas ameaças para um pequeno negócio. Depois da vivência de uma pandemia, a sensação é de que tudo pode acontecer. Porém, não é realista tentar se precaver de tudo ou investir em cuidados para situações muito pouco prováveis. Lembre-se: toda informação incluída na matriz deverá ser utilizada de maneira estratégica.
O que fazer após o preenchimento?
A matriz permite identificar os elementos-chaves de sua empresa, que devem ser aprimorados ou resolvidos. A partir do que foi identificado invista tempo para:
- Estabelecer proteção para as forças
- Traçar estratégias para aproveitar as oportunidades
- Desenhar um plano de ação para resolver as fraquezas
- Monitorar as ameaças e buscar formas para prevenção