Em tese, o ambiente de trabalho deve reunir paz e tranquilidade para o desenvolvimento das atividades, assim como estímulo para criação e incentivo constante à melhoria. Contudo, sabemos que não é sempre assim que a coisa acontece.
Gerenciar um empreendimento também significa prezar por um bom ambiente para os colaboradores e para as funções em si. Já pensou, por exemplo, em propor um espaço mais descontraído no escritório, com a disponibilização de leituras adequadas? Pode ser uma boa medida para aliar desenvolvimento pessoal e institucional. Afinal, um bom livro é uma ótima pedida para estimular a resolução de conflitos e a motivação de um colaborador.
Confira 5 livros sobre inovação ideais para o seu negócio
Os 4 livros indispensáveis para o ambiente de trabalho
1. Não Faça Tempestade em Copo D’Água, Richard Carlson
O autor e psicólogo Richard Carlson parte de uma série de situações cotidianas que normalmente funcionam como gatilhos para sensações e experiências ruins para propor novas maneiras de encarar os problemas. Apresentando uma mistura de pensamento ocidental com aspectos da filosofia oriental, a leitura coloca como desafio o incentivo ao bem-estar nos mais diversos momentos.
Recomendada como livro de cabeceira por vários leitores ao redor do mundo, a obra pode ajudar sua equipe a lidar melhor com as adversidades e diminuir os temidos problemas de stress no ambiente de trabalho.
Editora Rocco, 280 páginas
2. O Gestor Eficaz, Peter F. Drucker
Considerada um clássico no gênero, O Gestor Eficaz reúne previsões de tendências administrativas (feitas em 1990) que de fato se concretizaram. Drucker apresenta um guia para a gestão administrativa em seus princípios fundadores.
A leitura pode mostrar aos seus colaboradores ideias efetivas de gestão aplicáveis em qualquer cargo da hierarquia, além de servir como um bom indicador para avaliar o direcionamento da sua empresa.
Editora LTC, 228 páginas
3. Fora de Série (Outliers), Malcolm Gladwell
A tese de que algumas pessoas são verdadeiros pontos fora da curva é a base desta conhecida obra de Gladwell. Segundo o autor, o sucesso não é consequência única de talento, mas sim um produto de condições como o meio em que vivem, o que os seus antepassados fizeram e o treinamento constante.
Editora Sextante, 288 páginas
4. O Poder do Hábito, Charles Duhigg
Neste best-seller de Charles Duhigg, a proposta é a de um esforço para compreender os hábitos e o que há por trás deles. Seja para o desenvolvimento pessoal ou profissional, saber criar comportamentos alternativos às rotinas mecânicas e coletivas pode ser a chave do sucesso.
Editora Objetiva, 408 páginas
*Disponibilizar um espaço com literatura indicada para melhorar o ambiente de trabalho pode funcionar muito bem na sua empresa. Coloque também uma caixa de sugestões – pode ser que seus funcionários tenham ótimas ideias para adição nessa coleção. Boa leitura e bom trabalho!