O mundo parou para receber a notícia da morte do físico teórico e cosmólogo britânico, Stephen Hawking, registrada na terça-feira (14), em sua residência em Cambridge, Inglaterra, aos 76 anos.
Diagnosticado aos 21 anos com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Hawking contrariou as breves previsões dos médicos e teve uma vida de muito trabalho e perseverança, tornando-se um símbolo mundial de genialidade e sucesso.
Além do robusto trabalho científico, mesmo com as limitações da doença, o físico também era autor de frases inspiradoras – que podem ser aplicadas tanto no ambiente acadêmico quanto na vida pessoal e no mundo corporativo.
Selecionamos aqui cinco lições para o sucesso, por Stephen Hawking.
Lição 1: Concentre-se naquilo que você consegue fazer
Em uma conhecida frase do cosmólogo durante uma entrevista, ele coloca que: 'se alguém possui limitações, deveria se concentrar naquilo que consegue fazer e não se arrepender das coisas que não pode fazer'.
Lição 2: Trabalhe duro
O trabalho aparece na vida do jovem Stephen Hawking a partir da vida amorosa. Ter ficado noivo e, posteriormente, se casar, exigia que ele trabalhasse, para sustentar a família.
No entanto, após iniciar sua função profissional, percebeu que era um apaixonado pela atividade. Foi o trabalho duro que possibilitou todas suas descobertas e realizações.
Lição 3: Desafie a si mesmo
Quando criança, Hawking adorava desmontar as coisas. O desejo de saber o que estava por trás de cada estrutura persistiu na vida adulta.
Porém, as 'coisas' a serem desmontadas aumentaram, como por exemplo, o universo!
Lição 4: Mantenha o senso de humor
Uma característica do físico foi, durante toda sua vida, mesmo diante das dificuldades e limitações, manter o senso de humor em suas palestras, publicações e aparições públicas.
De forma bastante espirituosa, declarou que acredita que suas aparições e menções nos seriados Os Simpsons e The Big Bang Theory são mais populares que seus trabalhos científicos.
Lição 5: Nunca desista
Mesmo diante das piores previsões médicas e diagnósticos, Hawking manteve-se decidido a lutar para conquistar seus sonhos.
O primeiro deles era o de escrever um best-seller, sobre a origem do universo, que fosse lido por milhares de pessoas ao redor do mundo.
Stephen Hawking não desistiu e, em 1988, lançou Breve História do Tempo: do Big Bang aos Buracos Negros.