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Agronegócio Empreendedorismo

Conheça a franquia que vende sorvete natural feito na hora

30 segundos. Esse é o tempo médio gasto para preparar um sorvete na rede de franquias Nat Fruit Ice, a partir do momento em que o cliente faz o pedido. O método é simples e pôde ser acompanhado de perto pelos visitantes durante a Feira do Empreendedor do Sebrae. Após o cliente escolher o tamanho e o sabor do sorvete, que pode variar desde frutas a legumes e chocolate, adicionam-se uma base em pó desenvolvida pela empresa e água. A mistura é colocada em uma máquina que gela a -40ºC e, em poucos segundos, o sorvete está pronto. 'A nossa fórmula permite que o sorvete tenha um terço da gordura do convencional, por não ter conservante, corante e nem glúten', explica um dos fundadores, Marcio Morgado.

Segundo Morgado, um dos diferenciais da empresa é que o modo de preparo instantâneo permite a redução de custos: 'não é necessário um estoque com vários sabores, que podem congelar e perder a textura; e também há uma redução nos gastos com energia elétrica em relação a uma sorveteria convencional, pois não precisamos de freezer para estocar.'

A Nat Fruit Ice começou a operar no mercado de franquias em 2014 e oferece três modelos de negócios: quiosques de rua ou shoppings, lojas fixas e os pontos móveis. 'A sorveteria móvel é um excelente investimento, pois o franqueado pode buscar o cliente e isso aumenta a rentabilidade', explica. Os investimentos iniciais podem variar de R$ 120 mil a R$ 140 mil.


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Para Morgado, a fórmula do sucesso é, literalmente, a fórmula. 'Nós passamos dois anos desenvolvendo essa base exclusiva e estamos aperfeiçoando cada vez mais. Temos base zero lactose para quem tem intolerância.'

De acordo com o fundador, a empresa tem hoje 19 unidades espalhadas pelo País. No entanto, o início não foi fácil e os sócios enfrentaram muitos obstáculos. 'Muitas vezes, o franqueado apesar de ter experiência como administrador, não está preparado para ser dono de uma franquia. A franquia tem a parcela de responsabilidade dela, que é divulgar o produto e inovar. Já o franqueado, tem que trabalhar o cliente e o ponto, além de buscar alternativas de divulgação'. Segundo Morgado, às vezes, ele não está preparado para essa tarefa. Por isso, a empresa tem buscado uma forma de capacitar os novos franqueados e torná-los aptos a dirigir os negócios. 'O empreendedor precisa dedicar seu tempo, correr atrás e saber que não é do dia pra noite que o negócio vai virar.'

Em 2015, a Nat Fruit Ice cresceu 60% e, para esse ano, a rede espera avançar entre 30 e 40%.
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