Foto por Peninsulapart - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0
Como empresário, ele é implacável – um dos mais influentes do Brasil e figura marcante no universo empreendedor.
Estamos falando de Abilio Diniz, fundador da megaempresa Companhia Brasileira de Distribuição (CBD), antigo Pão de Açúcar, e atual presidente do Conselho de Administração da BRF.
Para quem está inserido no mercado empresarial ou pretende fazê-lo, Diniz, hoje com 80 anos, tem muitas lições de gestão a oferecer. Por isso, trazemos neste texto seis fatos sobre a biografia de Abilio Diniz que talvez você não conheça.
1. Entre os 70 maiores bilionários do Brasil
Abilio Diniz é dono de 12% do Carrefour Brasil e também foi sócio majoritário das Casas Bahia. Em 2016, apareceu na lista dos 70 maiores bilionários do Brasil, segundo a revista Forbes. Entretanto, já ocupou a oitava posição no ranking.
2. Em 9 anos, 40 supermercados sob sua gestão
A Doceria Pão de Açúcar foi fundada pelo pai de Abilio Diniz. Uma década depois, ele decidiu se aventurar nos negócios da família. Formado em administração de empresas, assumiu cargo como gerente de vendas na doceria e implantou o primeiro supermercado Pão de Açúcar, inaugurado em 1959. Em nove anos, já havia 40 supermercados abertos, com mais de 1,6 mil funcionários.
3. Primeiro mercado virtual do Brasil
No final da década de 1990, o grupo lança o primeiro supermercado virtual do Brasil, que recebeu o nome de Pão de Açúcar Delivery.
4. Ações na Bovespa e mercados de bairros
O Grupo Pão de Açúcar realizou a primeira emissão de ações advindas de uma companhia de varejista de alimentos na Bovespa, obtendo, na época, mais de 112 milhões de dólares com as transações.
Os planos de expansão continuaram com a abertura de vários supermercados de bairros, voltados à classe popular.
5. “Acordamos cedo e trabalhamos duro”
Entre as inúmeras lições de gestão, Abilio Diniz teve frase postada em seu blog que repercutiu bastante em 2011. Em tom sarcástico, ele escreveu: “Uns sonham com o sucesso. Nós acordamos cedo e trabalhamos duro para consegui-lo”.
6. Paixão pelo esporte
Abilio Diniz não esconde a paixão pelo esporte e sempre usou isso como forma de equilíbrio e evolução pessoal. Ainda na infância, descobriu talento como goleiro nos jogos de futebol na rua do bairro onde vivia.
Inclusive, Diniz fez parte do Conselho Deliberativo do São Paulo Futebol Clube (SPFC), time pelo qual é torcedor roxo.
Saiba como Steve Jobs mudou o DNA do trabalho