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Grande parte das empresas no Brasil e no mundo são familiares e há muitos questionamentos de como é a gestão ideal para evitar conflitos e tomar as melhores decisões. Para o consultor José Renato de Miranda, a palavra mágica numa empresa familiar é condução: 'saber conduzir as relações entre parentes, sem radicalismos para tentar bloquear os desgastes emocionais, pessoais ou sentimentais'.
Grande parte das empresas no Brasil e no mundo são familiares e há muitos questionamentos de como é a gestão ideal para evitar conflitos e tomar as melhores decisões. Para o consultor José Renato de Miranda, a palavra mágica numa empresa familiar é condução: 'saber conduzir as relações entre parentes, sem radicalismos para tentar bloquear os desgastes emocionais, pessoais ou sentimentais'.
No entanto, Miranda alerta que esse processo deve ser elaborado com consistência. 'São normas claras, elaboradas em consenso, que definirão critérios de admissão, remuneração, regime de casamento, férias, expedientes, treinamentos, entre outros', explica. Dessa forma, o consultor acredita que os pontos de conflitos podem ser anulados, pois a prioridade será a gestão da companhia.
Conselho administrativo
Como deve ser realizada a composição da diretoria? De acordo com Miranda, o conselho deve nascer e crescer dentro de um processo de governança bem estabelecido. 'Familiares diretos e indiretos precisam estar conscientes da profissionalização e das operações referentes à empresa'. Para montar o grupo, é fundamental que seja feito um planejamento. O primeiro passo, segundo o especialista, é buscar nomes que possam agregar valor aos resultados da organização no mercado e respeitar as metas e objetivos.
'A partir das pessoas cuidadosamente selecionadas, em consenso e sem pressão dos acionistas majoritários, definem-se: missão, regulamento geral, competências, eleições de presidente, membros e mandatos, sistemas de análise, avaliações, votações, admissões, entre outras medidas', acrescenta ele.
A sucessão
Um dos temas mais delicados dentro de uma empresa familiar é o processo de sucessão. Para o consultor, é muito importante que haja um critério para a entrada de parentes na companhia. 'Precisa demonstrar competência, liderança e habilidade para conduzir gestores, equipes, clientes e fornecedores. Este é o ambiente essencial para o sucessor ser respeitado'.
Em uma rede de franquias, por exemplo, conflitos familiares em relação à sucessão podem arruinar os negócios. A dica de Miranda é fortalecer os principais franqueados com treinamentos específicos para franquias familiares: 'novas lojas com a mesma família pode ser fator de retenção e sustentação do grupo'.
Conselho administrativo
Como deve ser realizada a composição da diretoria? De acordo com Miranda, o conselho deve nascer e crescer dentro de um processo de governança bem estabelecido. 'Familiares diretos e indiretos precisam estar conscientes da profissionalização e das operações referentes à empresa'. Para montar o grupo, é fundamental que seja feito um planejamento. O primeiro passo, segundo o especialista, é buscar nomes que possam agregar valor aos resultados da organização no mercado e respeitar as metas e objetivos.
'A partir das pessoas cuidadosamente selecionadas, em consenso e sem pressão dos acionistas majoritários, definem-se: missão, regulamento geral, competências, eleições de presidente, membros e mandatos, sistemas de análise, avaliações, votações, admissões, entre outras medidas', acrescenta ele.
A sucessão
Um dos temas mais delicados dentro de uma empresa familiar é o processo de sucessão. Para o consultor, é muito importante que haja um critério para a entrada de parentes na companhia. 'Precisa demonstrar competência, liderança e habilidade para conduzir gestores, equipes, clientes e fornecedores. Este é o ambiente essencial para o sucessor ser respeitado'.
Em uma rede de franquias, por exemplo, conflitos familiares em relação à sucessão podem arruinar os negócios. A dica de Miranda é fortalecer os principais franqueados com treinamentos específicos para franquias familiares: 'novas lojas com a mesma família pode ser fator de retenção e sustentação do grupo'.