Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Entenda como uma PME pode investir em sustentabilidade

Foto: Shutterstock

'O mais importante é saber que precisamos investir em sustentabilidade'. Essa é a opinião do diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Nelton Miguel Friedrich. Em entrevista ao Santander Negócios & Empresas durante o Prêmio WEPs Brasil 2016 - Empresas Empoderando Mulheres, Friedrich disse acreditar que uma empresa não irá florescer se não houver a preocupação com esta questão. 'Muitas vezes, o papel de uma pequena ou média empresa é articular as forças em vez de investir recursos financeiros, a fim de apoiar ou realizar empreendimentos e atitudes mais sustentáveis.'

Para ele, um aspecto importante que será contatado no médio prazo é que as cadeias saudáveis e sustentáveis irão sobrepor-se às convencionais. Nesse sentido, questões como 'de onde vêm a água e a energia que estão sendo utilizadas?' devem ser estudadas. 'Em um futuro próximo, por exemplo, os produtos vão ter na embalagem informações que apontam o quanto ele gerou de gases como CO2.'

Segundo Friedrich, as pequenas e médias empresas precisam colocar na pauta a proatividade para sustentabilidade, sobretudo, por ser um campo enorme e inovador. Ele cita como inspiração o projeto 'Cultivando Água Boa', que visa integrar os setores da sociedade a fim de recuperar nascentes e gerir com eficácia os recursos hídricos. De acordo com Friedrich, na área urbana, uma PME pode começar a ser mais sustentável investindo em pequenos gestos como:

1. Reutilizar água;

2. Comprar produtos orgânicos para compor a alimentação dos colaboradores;

3. Estabelecer apoio à iniciativa de uma ONG;

4. Estimular que os integrantes da equipe façam uma atividade solidária, de comércio justo ou uma contribuição para um projeto ambiental.

Leia também:
» Empresa mostra como ter um agronegócio sustentável
» Como ser uma empresa sustentável


Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.