Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Empreendedorismo em alta: 2020 tem recorde de abertura de empresas e crescimento de MEIs

Em estudo divulgado pelo Mapa de Empresas, do Ministério da Economia, é possível ver que o Brasil obteve, no ano de 2020, o melhor desempenho dos últimos 10 anos em abertura de empresas.  

No total, 3,36 milhões de novas empresas foram abertas, somando um total recorde de 19,9 milhões de negócios em funcionamento no país.  

Notícia positiva para o cenário econômico, mostra que cada vez mais os brasileiros apostam em negócios próprios para produção de renda. Além da abertura de novos negócios, outras estatísticas também contribuíram para esse resultado, como diminuição do tempo de viabilidade e desburocratização de processos.  

Aumento da formalização de profissionais autônomos 

Com um desempenho positivo de cerca de 2,3 milhões de empresas abertas no Brasil, os MEIs (microempreendedores individuais) representaram significativamente esses números, com o aumento de 8,4% no número de registros em 2020, quando comparado a 2019. Esse é um indicativo importante quando analisamos o cenário da formalização no país, já que esses pequenos negócios representam cerca de 56% dos empreendimentos formais hoje em atividade. 

Podemos atribuir grande parte desse resultado positivo ao tempo de abertura propiciado pela desburocratização de alguns processos, onde podemos destacar: 

  • Diminuição do tempo médio para um novo registro: em janeiro de 2019, era de 5 dias e 9 horas, hoje é de 2 dias e 13 horas. O que representa uma queda de 52,7% nos últimos 12 meses; 
  • Hoje, cerca de 45,5% das empresas são abertas em menos de um dia; 
  • 235 mil empresas foram abertas só em dezembro de 2020. 

Norte do Brasil em destaque 

Analisando por estados, o Amazonas e o Pará aparecem em primeiro e segundo lugar, respectivamente, com o maior crescimento no número de empresas abertas no ano de 2020. 

Vestuário e acessórios

Conferindo as atividades econômicas, o comércio varejista, com foco em vestuário e acessórios aparece com destaque, com mais de 200 mil empresas abertas em 2020. Em paralelo, também foi onde houve maior número de empresas com atividades encerradas, mais de 73 mil. 

Na sequência, temos promoção de vendas (149.063), cabeleireiros, manicure e pedicure (134.992), fornecimento de alimentos preparados (110.261) e obras de alvenaria (108.135). 

Relevância do MEI nesse cenário

Como já trouxemos anteriormente, os microempreendedores individuais (MEI) tiveram uma participação especial nesse panorama, com a abertura de mais de 2,6 milhões de microempresas em 2020, somando um total de mais de 11 milhões de MEIs ativos no país. 

Uma das prováveis causas para esse cenário, além das medidas de facilitação para abertura que já comentamos, foi a necessidade de renda trazida pelo isolamento social. A importância da formalização dos profissionais autônomos para geração de nota fiscal e facilitação das formas de pagamento conta como diferencial nessa análise. 

Também podemos citar que, para solicitação de empréstimo pelo Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), é necessário que o profissional esteja formalizado. 

Sobre o Mapa de Empresas 

O Mapa de Empresas é uma iniciativa do Ministério da Economia com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que traz painéis com tecnologia de Data Discovery que possibilitam a análise de mercados sobre o ambiente de novos negócios no Brasil. Também é resultado da integração digital empreendida pela Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), que reúne ainda entidades representativas das 27 juntas comerciais. 

Além da possibilidade de conferir cenários de concorrência, clientes e fornecedores por tipo de atividade econômica, com o cruzamento das informações, é possível conferir dados importantes sobre ações voltadas a impactar positivamente o cenário econômico do país. 

Importância da capacitação 

Dentro desse cenário altamente positivo e concorrido trazido pelos investimentos e facilidades para novos empreendimentos, a informação é um diferencial para uma gestão inteligente do seu negócio. Pensando nisso, o Programa Avançar traz uma série de conteúdos especializados e oportunidades para empreendedores

 

🔈 Quer ter acesso a tudo isso? Faça agora mesmo o seu cadastro

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.