Busca
Agronegócio Empreendedorismo

Empreendedorismo Corporativo: o que é e quais suas características

Sua empresa, mesmo que seja um pequeno negócio, tem muito a ganhar com o empreendedorismo corporativo, um modelo de gestão de pessoas que valoriza e reconhece os conhecimentos, as habilidades e as experiências das pessoas de sua equipe, estimulando para que todos cresçam e evoluam junto com o empreendimento.

O que é empreendedorismo corporativo?

Empreendedorismo corporativo é o processo de criação de novos empreendimentos dentro de uma empresa já estabelecida. Isso pode incluir o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou modelos de negócios.

O objetivo do empreendedorismo corporativo é permitir que a empresa inove e cresça, mantendo sua posição de mercado.

Isso pode ser feito através da criação de uma cultura empreendedora dentro da empresa, incentivando os funcionários a pensar fora da caixa e experimentar novas ideias.

Também pode envolver parcerias com startups para trazer novas tecnologias e ideias para a empresa.

O empreendedor corporativo é o profissional que tem as características de um líder, mas prefere usar seus diferenciais para se desenvolver dentro de uma organização, sem correr os riscos de empreender por conta própria.

Conseguir montar uma equipe com profissionais com este perfil ajuda a obter ganhos na produtividade, aumentar a eficiência, encontrar soluções inovadoras para problemas do dia a dia e, assim, obter melhores resultados para o seu negócio.

Curso Para Empreendedores - Curso de Empreendedorismo Online, Gratuito com Certificado - Programa Avançar Santander

Quais exemplos de empresas de empreendedorismo corporativo?

Existem muitos exemplos de empresas que adotaram o empreendedorismo corporativo como uma estratégia de negócio, incluindo a

  • Google 
  • Facebook
  • Sony
  • DreamWorks

Essas empresas utilizam o empreendedorismo corporativo para incentivar a inovação e o crescimento, enquanto mantêm sua posição no mercado. Isso é feito através da criação de novos produtos, serviços ou modelos de negócio, bem como da colaboração com startups para trazer novas tecnologias e ideias.

As vantagens do empreendedorismo corporativo incluem mentalidade inovadora, aumento da colaboração, ganho de produtividade, retenção de talentos e redução de custos.

 

Qual o perfil do empreendedor corporativo?

Algumas características são comuns aos empreendedores corporativos e você provavelmente vai reconhecer estas características em você mesmo, que é empreendedor:

  • Atitude positiva – é alguém que respeita os colegas, preza pelo bom convívio com todos e tem maturidade emocional para lidar com os momentos estressantes do dia a dia do trabalho
  • Capacidade inovadora – é aquela pessoa que consegue melhorar os processos do dia a dia e mantém um olhar apurado para enxergar novas possibilidades em meio a rotina diária.
  • Visão sistêmica – é quem consegue compreender muito bem sua função e as dos demais colaboradores; entende como tudo funciona na empresa e, desta forma, consegue endereçar com rapidez e assertividade problemas para que a solução seja encontrada de forma ágil e eficiente.
  • Flexibilidade/ grande adaptação a mudanças – é o profissional que lida bem com as mudanças propostas pela empresa, não tem medo do novo e sempre busca ajudar e colaborar para que não haja grandes percalços durante o processo de transição.
  • Boa comunicação – é o colaborador que consegue expressar suas ideias e sugestões de maneira clara e com argumentos consistentes.

Agora imagine o que uma equipe formada por pessoas que reúnam estas características pode fazer para o crescimento do seu negócio.

Vale saber que assim como você, estas pessoas são as mais desejadas no mercado. Por isso, é preciso pensar em contrapartidas para reter estes colaboradores. Para isso é fundamental:

  • Acompanhar o nível de satisfação dos colaboradores e adotar medidas para resolver situações que levem à insatisfação dos profissionais;
  • Oferecer salários e benefícios compatíveis com o mercado;
  • Elaborar um plano de carreira;
  • Estimular o desenvolvimento profissional, oferecendo treinamentos e negociando; horário de trabalho para possibilitar a frequência em cursos de aprimoramento;
  • Criar um ambiente de trabalho aberto a novas ideias e sugestões de melhorias contínuas
  • Reconhecer os bons resultados trazidos por inovações propostas pela equipe

Quer saber mais sobre gestão de pessoas? O Portal Avançar tem diversos conteúdos para te ajudar a atrair e reter uma equipe de alta performance.

Post ID: | Current Page ID: 5491

Continue lendo

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, memorizar suas preferências e personalizar o conteúdo publicitário de acordo com seus interesses. Veja mais detalhes em nossa Política de Privacidade.