Garantir a rentabilidade e o crescimento do negócio é uma preocupação de qualquer empreendedor. Os desafios do agronegócio, por exemplo, vão ao encontro dessa regra. Com dificuldades distintas das encontradas em outros modelos de empresa, essa área exige preparo e conhecimento para enfrentar os problemas e planejar soluções preventivas.
O assunto do post de hoje é exatamente esse. Quer saber mais sobre os principais percalços do agronegócio? Então leia o artigo na íntegra!
Desperdício da produção
Cerca de 30% dos alimentos produzidos no mundo são desperdiçados. Boa parte dessa perda ocorre ainda no processo de produção, que inclui a colheita e o transporte dos itens. Nesses casos, a solução é criar técnicas, rotinas e controles de qualidade em cada etapa, valorizando o maior aproveitamento do que é produzido.
Os processos logísticos têm um forte impacto nesse índice de desperdício. Diminuir a distância entre o local de produção e de entrega e usar softwares de controle são outras saídas para o problema.
Falta de mão de obra no campo
Atualmente, é difícil encontrar pessoas interessadas em trabalhar na lavoura. O campo conta com pouca mão de obra especializada, e os jovens buscam formação em outras áreas.
Para preencher essa lacuna, o agronegócio precisa ser vendido como uma alternativa de carreira interessante, a fim de atrair profissionais que desejem consolidar vida profissional nesse ramo. Podem ser destacados pontos como o grande campo de trabalho e as diversas possibilidades de atuação. Além disso, é válido destacar o investimento em boa tecnologia e treinamento.
Segurança biológica e burocracia
O excesso de burocracia é outro agente dificultador do agronegócio: há complicações na exportação e importação de produtos, com diversas exigências para evitar a proliferação de pragas entre países.
A preocupação com biossegurança é inevitável. Para impedir contratempos na hora de trabalhar com a venda para outros países, é importante conhecer a fundo todas as requisições, reduzindo a proibição da entrada desses produtos.
Mudanças climáticas
A instabilidade do clima provoca um alto índice de perdas na lavoura, afetando resultados e contribuindo para o desperdício de alimentos, outro desafio do agronegócio.
A solução é contar com serviços de meteorologia e agricultura de precisão, para que o agroprodutor possa prever períodos de geada ou seca e não fique refém de adversidades provocadas pelo clima.
Falta de orientação na gestão
Apesar do agronegócio não ter sofrido tanto o impacto do aumento da inflação e ter mantido bons índices de produtividade e lucro, alguns fatores que podem afetar essa boa fase não devem ser ignorados.
Entre eles, estão problemas de infraestrutura para o crescimento e escoamento e produção e a necessidade da abertura brasileira para novos mercados além do norte-americano, por exemplo.
Uma alternativa para solucionar esses entraves é contar com parcerias que melhorem a gestão e a estratégia. Isso ajuda a garantir uma melhor administração dos recursos e a aumentar o conhecimento do agroprodutor, para que ele possa conduzir os negócios da melhor maneira.
O Banco Santander e a Fundação Dom Cabral oferecem gratuitamente um Diagnóstico Empresarial para o alcance de um novo patamar empresarial ou para a implementação de um modelo de gestão integrado, com foco na melhoria dos resultados.
Conhecer os desafios do agronegócio para os próximos anos e as ferramentas para superá-los vai aumentar as suas possibilidades de crescimento e sobrevivência diante desses problemas. Neste post, apresentamos as cinco principais adversidades, mas vale a pena estudar mais a fundo o tema e contar com parcerias para o desenvolvimento do negócio.
Indicamos para você a leitura deste artigo sobre a importância do financiamento para a expansão das empresas. Confira!