No passado, era comum que a progressão na carreira estivesse atrelada à idade do funcionário e que pessoas mais velhas ocupassem altos cargos enquanto os jovens fossem estagiários ou trainees. Hoje em dia, é cada vez mais comum que pessoas de diferentes idades ocupem o mesmo nível hierárquico — o que pode gerar conflito entre gerações.
Sabendo da importância de medidas para lidar com esses conflitos na sua empresa, confira 7 dicas que podem ajudar nessa questão!
1. Conheça os valores individuais
Os valores pessoais consistem em um conjunto de características que se acumulam durante a formação do indivíduo e influenciam diretamente na forma como as pessoas se auto determinam em diversas situações.
No ambiente corporativo, é valioso ao gestor saber o que tem valor para cada colaborador afim de antever reações e alinhar perspectivas para melhorar a produtividade.
2. Invista nos valores da empresa
A identidade de uma empresa é notada nos valores adotados por ela. Investir nesse quesito resulta na união de sua equipe em torno de significados e objetivos comuns para o sucesso da empresa.
Ao agregar os valores da empresa com os valores pessoais de seus funcionários, você terá uma equipe engajada e comprometida com o resultado final.
3. Estimule a interação
Mesmo empenhados em torno dos objetivos em comum, o convívio de várias gerações pode gerar conflitos interpessoais que impactarão a produtividade do seu negócio. Estimular a interação entre vários pontos de vista diferentes com uma comunicação honesta facilitará a troca de experiência e o reconhecimento dos pontos positivos de cada integrante de sua equipe.
Essa interação entre as várias gerações pode ser facilitada se houver um convívio em ambientes fora do trabalho. Estimular festas, reuniões casuais e o famoso happy hour pode ser um caminho criativo para alcançar esse resultado.
4. Capacite sua equipe
Seja qual for a idade ou formação dos funcionários, adaptar suas capacidades individuais às melhores técnicas produtivas pode ser um meio eficiente de identificação e reconhecimento mútuo das qualidades de cada um deles.
5. Estabeleça metas individuais
É comum que a nova geração enxergue o trabalho de forma diferente em relação à geração mais antiga. Manter um grupo tão heterogêneo motivado pode ser difícil. Mas é possível se metas individuais forem estabelecidas tendo em vista as capacidades de cada um.
Com metas individuais, os membros da sua equipe saberão exatamente o que é esperado do seu trabalho e imprimirão sua identidade em suas atividades.
6. Estimule a empatia
Ter empatia significa se colocar no lugar do outro. Desenvolver essa característica gera ligação emocional. Mas, para isso, as pessoas devem estar dispostas a se conhecer, a se escutarem e a se entenderem.
Quando sua empresa estimula o autocontrole, a autoconfiança e a comunicação, os conflitos são mais facilmente solucionados por meio de cooperação entre seus funcionários.
7. Tenha um profissional capacitado para intervir
Todo problema que acontecer dentro da empresa deve ser conhecido e racionalizado e as partes envolvidas devem ser estimuladas a resolverem suas diferenças por conta própria. Mas, se não conseguirem, o mais adequado é contratar um profissional capacitado para intervir e auxiliar nessas questões. O interventor deve ter capacidade de solucionar o conflito entre gerações tendo em vista os interesses corporativos.
Como você pode perceber, o conflito entre gerações no ambiente de trabalho pode ser inevitável, mas o sucesso da sua empresa está em como você gerencia esses momentos de crise. Com as dicas acima temos certeza de que a partir de agora ficará mais fácil.
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