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Como usar o headhunter estrategicamente nas empresas

O headhunter é um profissional que tem como a sua principal função identificar novos talentos para as organizações, mas ele também pode atuar de diversas maneiras. Segundo a diretora executiva de recrutamento da Stato, Renata Filippi, na maioria das vezes, o headhunter trabalha em uma consultoria especializada no setor: 'Ele é diferente de um 'talent acquisition', que atua dentro da área de recursos humanos das companhias', explica.
 
De acordo com Renata, por ser um profissional que entende de negócios e de carreira, o headhunter pode auxiliar as empresas em diferentes frentes, como:

1. Elaboração e definição de perfis
'Muitas vezes, o gestor não sabe o que ele quer e o headhunter pode trabalhar como uma espécie de consultor'.

2. Desenho de estruturas
'Ele pode apoiar na hora de redesenhar estruturas organizacionais dentro da companhia'.

3. Entendimento de profissionais para determinados cargos e estruturas
'O headhunter pode fazer uma avaliação dos candidatos indicados a fim de saber se essas são as melhores pessoas para exercer a função'.

4. Capacitação e treinamento
'Normalmente, ele tem uma experiência muito forte em recrutamento e seleção de pessoas e, portanto, está apto a fazer treinamentos de processos de escolha para uma área interna. Ele pode, por exemplo, ensinar um gestor a fazer uma entrevista por competências'.

O perfil ideal de um bom headhunter
De acordo com Renata, um bom profissional de headhunting precisa ter um desempenho satisfatório em 3 pontos:

- Entender o negócio do cliente e conhecer o segmento de atuação da empresa;

- Compreender as diversas funções da organização e o que o profissional deve trazer de bagagem e experiência a ela;

- Ter habilidade para entender as pessoas, as diferentes culturas e o mercado corporativo.

O mercado de headhunting no Brasil
Renata avalia que, atualmente, há um alto número de consultorias de recrutamento nacionais e internacionais e o serviço de headhunter está mais acessível financeiramente para empresas menores. 'Houve uma época em que contratar esse profissional era algo praticamente inatingível para organizações menores por causa do altíssimo custo e hoje isso mudou'.

A especialista acrescenta ainda que, apesar de ter uma baixa barreira de entrada, a longevidade do headhunter não é tão grande: 'para se manter na profissão por muito tempo, ele precisa ter um diferencial como o profundo entendimento do negócio do cliente e a capacidade de fazer uma seleção de alto nível', diz.

O headhunter e as redes sociais
Segundo Renata, as redes sociais facilitaram muito a conexão entre os profissionais e as organizações e isso facilita o contato entre as duas partes. No entanto, ela ressalta que a atuação do headhunter continua sendo essencial. 'Mesmo com as redes sociais, o trabalho dele ainda é muito necessário, sobretudo, na hora de selecionar as pessoas adequadas para determinada função', conclui.

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