Foto: Shutterstock
Além de lucros, é possível que um empreendimento motive e gere impacto positivo para a vida das outras pessoas. É dessa forma que funciona o empreendedorismo social, que inclui uma geração inovadora de empresários que priorizam a transformação social em prol dos seres humanos, incluindo as áreas de educação, saúde, meio ambiente e desenvolvimento empresarial.
Esses empreendedores desejam contribuir para a resolução de problemas crônicos da sociedade moderna.
Entenda melhor como esses profissionais agem no mercado:
1. Colaboração com as comunidades locais
Os empreendedores sociais investem em parcerias com os governos das comunidades locais, empresas e instituições de caridade. Por meio dessas iniciativas, eles focam em questões como saúde pública, agricultura e educação pública.
2. Solução de problemas em larga escala
Os empreendedores sociais procuram identificar quais são os principais problemas existentes na sociedade, a fim de propor novas alternativas para solucioná-los, promovendo uma série de mudanças.
3. Valores sociais acima de qualquer tipo de lucro
Diferentemente da maioria dos empresários convencionais, a nova geração do empreendedorismo social valoriza as mudanças em prol do benefício da sociedade acima de qualquer fim lucrativo.
4. Soluções em longo prazo
O trabalho do empreendedorismo social é voltado para efeitos com nível de excelência, que provoquem mudanças em longo prazo.