A crise do coronavírus tem desafiado o mundo. Pessoas e empresas de diversos países têm se questionado sobre o que acontecerá nos próximos meses e anos e, principalmente, como vamos nos preparar para enfrentar os desafios sanitários e econômicos acentuados pela pandemia.
Em meio a esse cenário, o Programa Avançar vem lançando uma série de iniciativas de apoio ao empreendedor, como o Caminho do Empreendedor, com apoio e soluções de crédito personalizadas, além de cursos online gratuitos com certificação.
Mas afinal, como fazer seu negócio crescer em um cenário de incertezas? Em uma entrevista exclusiva ao portal do Programa Avançar, Rafael Lima, superintendente de Negócios Digitais do Santander Brasil, analisa o contexto atual e dá dicas para as diversas empresas que estão sendo afetadas pela crise do coronavírus. Com 17 anos de atuação no banco, o executivo passou por diversas áreas e países do grupo e atualmente é o responsável pela área de e-commerce do Santander, responsável pela criação da plataforma Superamos Juntos – que reuniu as iniciativas, criadas no início da pandemia, de apoio às pessoas e empresas. Confira a entrevista com a gente e os principais pontos de atenção para o seu negócio.
Ah, e nossas dicas não param por aí! Também convidamos os especialistas Alan Furtado (Gerente Estratégia Canais e Digital PJ), Sara Lopes (Gerente Estratégia Segmentos Empresas) e Felipe Lunelli (Head de Produto e Operações da STEP1 by Falconi) para contar as melhores práticas de gestão e estratégias que podem ser fundamentais para empreendedores superarem as incertezas do mercado. Confira no vídeo a seguir!
Analisando os principais desafios
A crise atual é ampla e tem atingido negócios de diversos tamanhos e mercados. Quais são os principais desafios que os clientes têm enfrentado?
Em um momento como o que estamos vivendo, o principal desafio dos nossos clientes é conviver com a incerteza do que acontecerá. Tudo o que esperam dos bancos neste momento é apoio para orientá-los na melhor linha de crédito para superar situações como redução de caixa e aumento de prazo para pagar os compromissos que possuem, além de um direcionamento para que façam o melhor investimento.
Você acredita que algumas empresas estavam mais preparadas para enfrentar esse momento, embora a crise de saúde tenha sido inesperada?
Algumas empresas já estavam provocando um olhar de transformação, principalmente digital. Essas empresas estão sofrendo menos pois já estavam pensando numa estratégia de independência da estrutura física (lojas, pontos de venda, etc). A crise só acelerou a transformação dessas empresas. Quem não estava preparado está tendo que “trocar o pneu com o carro andando”.
"Estamos vivendo a praticamente dois anos nessa pandemia, que é algo diferente, algo novo, e estamos tendo que aprender a lidar com formas diferentes de negócios, negócios de digitalização avançando cada vez mais rápido, e essa pandemia trouxe como consequência desafios maiores ainda, como: inflação, alta dos juros, cenário de incertezas..."
Alan Furtado - Gerente Estratégia Canais e Digital PJ
Como preparar o seu negócio
E quem não estava minimamente preparado, o que fazer agora?
Essas empresas precisam correr e se reinventar – nunca é tarde para se preparar. Recentemente lançamos uma oferta que apoia os donos de bancas de jornal, tanto financeiramente como em consultoria, para que exerçam um novo papel neste momento de transformação. Quem buscar, encontrará apoio para superar este momento difícil.
Como as empresas devem fazer a gestão dos seus clientes em um momento de crise?
As empresas devem cuidar para que os seus clientes sobrevivam a este momento. Entender o momento do cliente para apoiá-lo é fundamental. Este cliente se vinculará a sua empresa e, com certeza, dará preferência passado a crise financeira.
"Quando se fala em gestão financeira, é muito comum encontrar empreendedores que focam no curtíssimo prazo, é importante que se olhe o curto prazo sempre mirando o pico da montanha, eventualmente a gente vai encontrar obstáculos, e vai ser preciso dar um passo atrás, um passo ao lado, mas é importante que a visão seja sempre a longo prazo. Portanto, planejamento de curto prazo é altamente perigoso para uma empresa"
Felipe Lunelli - Head de Produto e Operações da STEP1 by Falconi
Como crescer em um cenário de incertezas?
A forma de se relacionar com o consumidor também mudou. Qual o melhor caminho neste momento?
A relação agora é focada no ganha-ganha. Neste momento, não vale só ganhar a negociação, vale fazer o que é melhor para o cliente e para sua empresa. Buscar alternativas de relacionamento digital ou remotas também devem estar na agenda de todo empresário. Este momento deixa claro que não existem limitações geográficas para nenhum setor de atuação.
"Quando pensamos em gestão estratégica, é importante lembrar que é necessário ter um planejamento estratégico, que é a empresa conseguir se situar e entender onde ela quer chegar no médio e longo prazo, entender qual a missão da empresa, qual é a visão e eventualmente os valores que a empresa preza. Sabendo o objetivo de longo prazo, pode-se começar a olhar para o mercado. É necessário que a empresa entenda em que mercado ela está inserida"
- Felipe Lunelli - Head de Produto e Operações da STEP1 by Falconi
Quais conselhos principais você daria para as empresas conseguirem passar por essa crise?
Eu destaco três pontos fundamentais:
- Não se desesperar, pois toda crise passa;
- Muita responsabilidade com os seus funcionários e clientes, pois eles garantirão o futuro do seu negócio;
- Um olhar constante e insaciável nas oportunidades de negócio, pois toda crise gera oportunidades.
"Agora, com o cenário de pandemia, houve um avanço grande nas mídias sociais e tanto as pessoas quanto as empresas têm utilizado o digital para diversas atividades. Existem diversas estratégias para se inserir nesse meio, através de parcerias, tráfego pago, promoções, redes sociais. É necessário saber o meio dos quais estão seus clientes potenciais e explorar as estratégias a partir disso"
- Alan Furtado - Gerente Estratégia Canais e Digital PJ
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